Evora

Projeto de alunos e professores da Escola Gabriel Pereira culmina em exposição de cerâmica (c/fotos)

Regional 06 Out. 2021

Em articulação com a exposição “Os Bombardeamentos Atómicos de Hiroshima e Nagasaki” promovida pela Câmara Municipal de Évora no âmbito da organização “Mayors for Peace”, associada ao Dia Internacional da Paz que se comemorou a 21 de setembro, foi inaugurada na Escola Secundária Gabriel Pereira (ESGP), no passado dia 4 de outubro, a exposição de peças de cerâmica “Com as mãos se faz a paz”, conforme nota de imprensa enviada à nossa redação.
A exposição resultou de um projeto promovido pelo Agrupamento de Escolas Gabriel Pereira, que envolveu, para além de alunos e professores, também artesãos de olaria de Redondo. Em torno da Paz, e adotando a figura da pomba e de outros símbolos associados ao mesmo tema, foram apresentados trabalhos executados em materiais cerâmicos: azulejos e peças escultóricas trabalhadas manualmente e com utilização de torno de oleiro.
Na cerimónia de inauguração, que decorreu no local com a presença do Vereador Alexandre Varela em representação da Câmara Municipal de Évora, do Diretor do Agrupamento ESGP, professor Fernando Farinha Martins, de diversos professores ligados ao projeto, e também do mestre oleiro Chico Tarefa, foi realçada pelos intervenientes a importância deste projeto como meio de produção individual de experiências de criação artística, permitindo aos jovens e aos adultos refletir neste tema, em que os valores éticos e morais associados à paz no mundo assumem uma importância crescente num contexto em que a nível global se intensificam os conflitos entre povos e nações.
A Câmara Municipal de Évora apoiou a iniciativa através da aquisição de alguns materiais necessários às atividades e no transporte para uma visita de Estudo ao Museu de Cerâmica e às Olarias de Redondo.
A exposição “Os Bombardeamentos Atómicos de Hiroshima e Nagasaki”, que atualmente se encontra na Escola Gabriel Pereira, passou pela Escola Secundária André de Gouveia, onde estará patente até 8 de outubro, seguindo depois para a Escola Secundária Severim de Faria. Associada a esta exposição encontra-se uma banca de recolha de assinaturas para uma petição contra a proliferação de armas nucleares. Esta petição no final será enviada para Hiroshima, cidade onde se localiza a sede da organização “Mayors For Peace”, da qual a Câmara Municipal de Évora faz parte desde o ano de 2007.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Junho 2022 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30