10.1 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Abril 25, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Projeto de musicoterapia com chocalhos da S.C.M. de Alcáçovas recebe menção honrosa BPI (c/som)

A Santa Casa da Misericórdia de Alcáçovas (Viana do Alentejo, Évora) recebeu uma Menção Honrosa dos Prémios BPI e Fundação La Caixa, no valor de 26.249 euros, pelo projeto “Terapia ocupacional com chocalhos”.

A cerimónia decorreu esta segunda-feira, dia 1 de outubro, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, e a RC esteve presente. O provedor João Penetra, afirma a esta estação emissora que o objetivo da instituição é que os idosos tenham “um envelhecimento ativo, também quando já estão na Santa Casa”.

 “Não queremos que seja uma casa para onde os idosos vão e estão ali acamados e sentados, e não façam nada”

 

Este projeto encontra-se na linha do trabalho desenvolvido pela S.C.M. “em termos da melhoria da saúde e da mobilidade dos nossos idosos”, afirma.

A instituição já dispõe de terapeutas no âmbito da fisioterapia e da terapia ocupacional, propondo agora acrescentar a musicoterapia, particularmente com chocalhos, “não só em termos de sons, mas de mobilidade para pôr as pessoas a mexerem-se e a tocar os próprios chocalhos”.

  Projeto “usa a música com os chocalhos na recuperação física e mental dos nossos idosos”

 

Contando com as crianças, a instituição tem cerca de 300 utentes, sendo que no que concerne aos idosos tem 108 utentes internados, cerca de 30 em apoio domiciliário e “à volta de meia dúzia” em centro de dia.

Questionado sobre a saúde financeira da instituição, o dirigente afirma que são feitos “os possíveis para dar às pessoas que necessitam aquilo que elas precisam, é um grande desafio que dá muito trabalho, que dá muita preocupação, mas não podemos virar as costas às dificuldades”.

O projeto “Terapia Ocupacional com Chocalhos” pretende explorar os benefícios da terapia musical recorrendo aos tradicionais chocalhos, recentemente classificados como património imaterial da humanidade pela UNESCO, proporcionando aos idosos que ensaiem reportórios individuais e coletivos.

 

Populares