Vendas Novas

Projeto solidário da GESAMB já está a funcionar em Vendas Novas

Regional 21 Jan. 2022

Já foram entregues os primeiros 14 compostores domésticos aos Vendasnovenses que mostraram interesse em aderir ao “Missão Cascas Solidárias”, um projeto que visa converter composto orgânico em apoio a instituições do distrito de Évora que ajudam pessoas com deficiência.

E como é que isso é possível? É fácil. Ao aderir ao projeto será cedido um compostor doméstico que irá utilizar para depositar o lixo orgânico, ou seja, as cascas de frutas, legumes, talos, folhas que habitualmente envia para o contentor. Essa reciclagem vai fazer com que haja uma redução na quantidade de lixo produzido, diminuindo os custos no seu tratamento, e é exatamente esse ganho que a “Missão Cascas Solidárias” irá entregar às instituições sociais.

A pioneira ideia é da GESAMB, empresa responsável pelo tratamento do lixo, e está a ser implementada em 12 municípios do distrito de Évora, sendo que Vendas Novas disse que “sim” desde a primeira hora, reconhecendo o carater ambiental e solidário da mesma.

O apoio monetário será entregue às três instituições que, nesta primeira fase, foram sorteadas, sendo elas: a ASCTE - Associação Sociocultural Terapêutica de Évora a CerciEstremoz e a CerciMor.

“Ser solidário vai passar a ser ridiculamente fácil”, este é um lema que se enquadra neste inovador projeto de cidadania solidária, ativa e ambiental que promete revolucionar a forma como as populações locais podem ser agentes ativos de mudança para um futuro sustentável e mais solidário.

Para participar, tudo o que precisa fazer é pedir o seu compostor gratuito através do telefone 932 290 725, online através da página re-planta.pt, ou esperar pela informação do Município sobre os dois locais onde serão colocados os compostores comunitários.

Fonte/Fotos: CM Vendas Novas 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Maio 2022 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31