7 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Abril 25, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Projeto transfronteiriço de observação de aves ganha forma no Alto de São Bento em Évora

O Projeto transfronteiriço “Território EUROBIRD”, que se realiza no âmbito do Programa INTERREG V-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020, foi aprovado.

Devido a um atraso substancial da realização deste projeto, devido a condicionantes logísticas provocadas pelo surto epidémico, o projeto “Território EUROBIRD”, que incidirá em grande parte no Alto de São Bento (ASB) e visa a conservação e promoção do património natural e cultural de territórios com grande potencial em termos de turismo ornitológico, avança finalmente.

O financiamento deste projeto, irá permitir a valorização de locais importantes para o avistamento de aves, o chamado “birdwatching”, através da aquisição de material, produção de conteúdos informativos e melhoramento de centros de interpretação e miradouros.

Segundo informa a Câmara de Évora, os trabalhos tiveram início com a realização de censos de aves no ASB, tendo em vista o levantamento da riqueza de espécies do local e a seleção de locais de intervenção. Espécies como, “o Milhafre-real (Milvus milvus), águia-d’asa-redonda (Buteo búteo), poupa (Upupa epops), ferreirinha (Prunella modularis), pisco-de-peito-ruivo (Erithacus rubecula), milheirinha (Serinus serinus) são apenas alguns dos inúmeros exemplos da riqueza ornitológica que podemos encontrar mesmo à portas da cidade de Évora,” informa.

São beneficiários deste projeto, para além da Câmara Municipal de Évora, os municípios de Elvas, Castelo Branco e Campo Maior, a Diputación Provincial de Badajoz, o ayuntamiento de Badajoz, as Cámaras Oficiales de Comercio, Industria y Servicios de Badajoz e Cáceres, a Dirección General de Turismo, Conserjería de Economía e Infraestructuras, Junta de Extremadura e a empresa RANNA Consultoría.

Populares