05 Dez. 2022
Nuno Rocha
Madrugar
07:30-09:00

Evora

PSD Évora propõe apoiar famílias carenciadas na pintura das habitações no Bairro da Malagueira!

Regional Escrito por  Nota de Imprensa 24 Set. 2022

 

Os Vereadores do PSD, considerando o facto do Bairro da Malagueira se encontrar em processo de classificação como Património Mundial pela UNESCO, apresentaram na Reunião de Câmara do passado dia 21 de Setembro uma proposta que visa criar um programa de apoio, dirigido especificamente a famílias de comprovadamente baixos rendimentos, para pintura de fachadas deste bairro.

Conforme nota de imprensa enviada á nossa redação, o PSD pretende que o programa a criar seja similar ao programa já existente para o Centro Histórico, também este classificado de Património Mundial, e permita a um conjunto de famílias com baixos rendimentos terem um pequeno apoio para a pintura das fachadas das suas habitações.

Segundo Henrique Sim-Sim, Vereador do PSD na Câmara de Évora, “para além deste Programa de Apoio, a proposta agora aprovada inclui que seja desenvolvido um urgente plano para melhoria dos espaços públicos deste Bairro, o qual tem zonas bastante desqualificadas”.

Esta iniciativa do PSD enquadra-se no facto de Évora poder vir a ter dois núcleos urbanos classificados como Património Mundial, o Centro Histórico e agora o Bairro da Malagueira.

Segundo o PSD “isto seria muito importante para a nossa cidade, mas para tal, é preciso dar passos concretos na valorização do Bairro. Esta iniciativa visa apoiar pessoas com poucos recursos, como idosos com baixas reformas, famílias monoparentais e outros agregados familiares menos favorecidos, à imagem do que já acontece no Centro Histórico, e se será um contributo real, mas também um sinal político, que Évora quer dar um outro futuro ao Bairro da Malagueira, encarando-o como um ativo que tem de ser reabilitado e valorizado.”

O PSD realça ainda que “a CDU tem deixado este bairro bastante ao abandono. É preciso, por um lado, uma intervenção ampla de melhoria dos espaços públicos e das suas infraestruturas, bem como um Programa que apoie os residentes mais carenciados a conservar as suas habitações. Este pequeno apoio permitirá melhorar a salubridade das habitações, a estética geral do bairro e, sobretudo, contribuir para a melhoria da qualidade de vida e bem-estar destas pessoas”.

Recorde-se que a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) abriu em 18 de Janeiro de 2022 o procedimento de classificação do Bairro da Malagueira projetado pelo arquiteto Álvaro Siza, como Monumento Nacional. Este conjunto habitacional ficará assim abrangido pelas disposições referentes à Classificação como Monumento Nacional e, consequentemente, como Património Mundial, tendo o processo sido desencadeado pelo ICOMOS-Portugal.

Com cerca de 1.200 casas, a construção do Bairro da Malagueira iniciou-se há 45 anos e ocupa uma área de 27 há, dos quais 10h são de área verde.

 

Évora, em 12 de Setembro de 2022

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Dezembro 2022 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31