17 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Abril 19, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Quase mil quilómetros para descobrir o “Alentejo dos ricos e poderosos”

Durante uma semana, a revista SÁBADO fez perto de mil quilómetros pelo Alentejo profundo e litoral em busca de latifundiários.

De acordo com a notícia avançada pela revista, “os detentores de uma imensidão de hectares não circulam nas aldeias em redor, as festas decorrem com secretismo e os convidados são de “gama alta”, diz a população.

A revista Sábado faz a primeira paragem em Mértola, “concelho onde se concentra boa parte do PIB nacional, com coutos de grandes famílias (Champalimaud, por exemplo), magnatas mais recentes (Humberto Pedrosa e Ilídio Pinho) ou, ao invés, milionários em queda que ali se refugiam (João Pereira Coutinho).”

Entre a planície, diz a revista, “perpetua-se a moda de elite de disparar contra as perdizes. Não fosse Mértola “a capital nacional da caça”, lê-se numa instalação com réplicas em bronze de javalis, coelhos e veados. “

A reportagem segue “em direção à costa vicentina, o caminho é sempre a direito. A brisa, praias, canais e sombra atraem outro tipo de donos de herdades: os investidores de agricultura intensiva.”

A revista SÁBADO, na edição de amanhã, mostra-lhe “as casas que se escondem por entre a vegetação ou portões; os heliportos para os donos não perderem tempo em trânsito; os interiores rústicos ornamentados com troféus de caça. Quem são, como ocupam o tempo na planície e como rentabilizam as terras.”

Populares