21 Set. 2021
Nuno Rocha
Ponto de Contacto
11:00-13:00

Evora

Reitora da UÉ e Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior visitam pinturas murais de Almada Negreiros

Regional 26 Jul. 2021

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior acompanhado da Reitora da UÉ visitaram,  no passado dia 21 de julho, as pinturas murais de Almada Negreiros.

A visita à Gare Marítima de Alcântara no contexto de uma campanha analítica e formação avançada em Ciências do Património que está a decorrer até ao final do mês de julho. Esta é uma intervenção no âmbito do projeto ‘O Desvendar da Arte da Pintura Mural de Almada Negreiros (1938-1956), coordenado por Milene Gil, investigadora do Laboratório HERCULES da Universidade de Évora (UÉ).

Conforme adianta a UÉ em nota divulgada na sua página, Manuel Heitor, acompanhado por Ana Costa Freitas, Reitora da Universidade de Évora teve oportunidade de verificar os trabalhos desenvolvidos no âmbito desta campanha de investigação com foco em três murais pintados por Almada Negreiros em 1945. Milene Gil, investigadora responsável do projeto ALMADA que coordena os trabalhos de investigação em curso, guiou os visitantes pelos andaimes de suporte permitindo assim uma observação mais atenta das pinturas murais, estando a ser intervencionadas no local também por diversos estudantes.

A investigadora da academia eborense explica que o projeto “visa identificar e caracterizar de forma sistemática com recurso a exames de área, e técnicas de analise pontual não invasiva, a forma como Almada transpôs a composição para as paredes, as técnicas e materiais pictóricos empregues e o seu estado de conservação”.

Segundo Milene Gil, estes dados,  “serão a base para o delinear de uma futura intervenção de salvaguarda deste núcleo pictórico”. A visita contou ainda com a participação dos Vice-Reitores António Candeias e Ausenda de Cáceres Balbino, membros da Direção do Laboratório HERCULES, José Mirão, Cristina Dias e Patrícia Moita, bem como de Ricardo Medeiros, do Conselho de Administração do Porto de Lisboa.

Recorde-se que este projeto pretende estudar pela primeira vez com técnicas de imagem e de análise o legado de pintura mural de Almada Negreiros, uma das figuras-chave da vanguarda e do modernismo em Portugal. Em destaque estão os cinco núcleos de pinturas murais encomendados na cidade de Lisboa entre 1938 e 1956, na Igreja de Nossa Sr.ª do Rosário de Fátima, Edifício DN, estações Marítimas de Alcântara e Rocha do Conde de Óbidos e o Liceu EB Patrício Prazeres.

Ana Rocha

Fonte/Foto: Universidade de Évora

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Setembro 2021 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30