×

Alerta

JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 64

Reguengos de Monsaraz

Relatório da mais recente vistoria ao Lar de Reguengos identifica "16 desconformidades"

Regional 04 Set. 2020

De acordo com a notícia avançada pela Renascença, a mais recente vistoria feita ao lar de Reguengos de Monsaraz, a 24 de agosto, feita por uma equipa da Segurança Social, Protecção Civil e Saúde Pública, identificou 16 incumprimentos das regras da Direção-Geral da Saúde (DGS) para prevenir a propagação da Covid-19.

Segundo a informação deste órgão de comunicação, o relatório da vistoria, a que a revista "Sábado" teve acesso, os responsáveis do lar não foram capazes de implementar vários procedimentos, continuando a haver ausência de zonas de isolamento, omissões de planos de contingência, falta de pessoal dividido por turnos "em espelho" e inexistência de procedimentos que assegurem que é medida a febre a todos os funcionários antes de entrarem ao serviço.

Segundo a revista, foi identificada, por exemplo, a existência de funcionários a circular junto de utentes com a mesma roupa da rua ou profissionais das obras a circular entre ambos.

A publicação adianta que a descrição feita pelos técnicos que visitaram a residência de idosos da Fundação Maria Inácia Vogado Perdigão Silva revela que a instituição parece ter aprendido pouco com o surto detetado em junho, que provocou a morte de 16 utentes, a par de uma funcionária e um homem da comunidade.

No mesmo relatório, são feitas 15 recomendações ao lar, tendo em vista a não propagação do vírus. “Não se verifica o cumprimento das medidas de proteção individual e colectiva pelos colaboradores e utentes”, diz o relatório, apontando também que “não se encontra implementado um modelo de gestão de equipas que minimize o contágio entre colaboradores” (por exemplo, horários desfasados).

O surto de Reguengos de Monsaraz, detetado em 18 de junho, provocou 162 casos de infeção, a maior parte no lar (80 utentes e 26 profissionais), mas também 56 pessoas da comunidade, tendo morrido 18 pessoas.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Novembro 2020 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30