12 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Abril 23, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Roteiro da UNESCO: Baixo Alentejo e Alentejo Central em destaque!

O roteiro da Unesco dá a conhecer algumas sugestões de locais para complementar a sua visita ao Alentejo, visitando o património classificado pela UNESCO  desta magnífica região. Este roteiro está planeado para dois dias, iniciando no Baixo Alentejo pelo património classificado de Castro Verde, Serpa e Vidigueira, sendo no último dia a proposta pelas Alcáçovas, Évora e Estremoz.

Dia 1

9h
Atravessar as estepes cerealíferas de Castro Verde, Reserva da Biosfera da UNESCO desde 2017, é descobrir um ecossistema preservado por práticas agrícolas centenárias. Visite o Centro de Educação Ambiental do Vale Gonçalinho (3ª. a sáb., 9h-13h) para descobrir os melhores percursos pedestres e pontos de observação da fauna local.

13h
Serpa. O charme desta terra forte joga-se também à mesa dos seus restaurantes típicos. Se duvida, prove o ensopado de borrego do Molhó Bico. Desmoa depois o almoço num passeio pelas ruas muralhadas e pare na Casa do Cante para aprender a história e cultura deste Património Imaterial da Humanidade da UNESCO.

17h
Nas adegas da Vidigueira faz-se vinho da talha em antigas vasilhas romanas. É um vinho com notas diferentes produzido segundo uma tradição milenar e que, não o sendo ainda, está em vias de ser clas- sificado pela UNESCO. Prove-o na Cella Vinaria Antiqua e descubra como é feito no Centro Interpretativo do Vinho de Talha, em Vila de Frades.

Dia 2

10h
Chocalheiro desde os 12 anos, Joaquim Sim Sim viu o fabrico dos chocalhos tornar-se Património Cultural Imaterial da UNESCO, em 2005, e hoje, aos 82, continua a ir todos os dias para a sua loja e oficina na rua principal de Alcáçovas. Admire a sua coleção e peça-lhe para afinar o som dos chocalho à martelada.

13h
O rácio impressionante de património histórico por metro quadrado deu a Évora o epíteto de “cidade-museu”. Depois de almoçar no Fialho, passeie pelo centro histórico que é Património Mundial da UNESCO desde 1996: a Praça do Giraldo, o Templo de Évora e a Igreja de São Francisco, sem esquecer a Capela dos Ossos.

17h
De Évora a Estremoz é meia hora de carro. Ou seja, chega-se bem a tempo de conhecer a produção dos bonecos de Estremoz – um processo de dias em que as figuras são moldadas, vestidas, cozidas, pintadas e envernizadas – antes de fechar a nossa rota UNESCO à mesa do Gadanha Mercearia & Restaurante.

In Sabado

Populares