26.2 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Abril 16, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Salário Mínimo Nacional deve subir para perto de 705 euros

As negociações ainda não estão fechadas, mas o salário mínimo nacional (SMN) deverá subir para perto de 705 euros, a notícia é avançada, esta quinta-feira, pelo Jornal de Negócios. Contudo, esta proposta fica aquém das reivindicações dos sindicatos. 

Se o salário mínimo nacional aumentar para este valor, será a maior subida nominal desde 1993 e, a mais alta em 10 anos, segundo a mesma fonte.  Atualmente, recorde-se, o salário mínimo em Portugal é de 665 euros. 

Vale ainda sublinhar que o compromisso do Governo é que o salário mínimo chegue ao ‘patamar’ dos 750 euros em 2023.  

 

UGT

Carlos Silva, secretário-geral da UGT, defendeu que o governo de António Costa, “tem a obrigação de aumentar os salários e propôs que o SMN suba para os 1.000 euros até 2028”.

A UGT aprovou a sua proposta de política reivindicativa para 2022 que prevê aumentos salariais de pelo menos 50 euros para todos os trabalhadores em 2022 e a fixação do salário mínimo nacional nos 715 euros.

Segundo o notícias ao minuto, a  CGTP já avançou que vai reivindicar “aumentos salariais de 90 euros para todos os trabalhadores em 2022 e a fixação do salário mínimo nacional nos 850 euros, valores que vão servir de orientação aos sindicatos da intersindical na contratação coletiva”.  

A mesma fonte avança ainda que o PCP voltou a propor o aumento do salário mínimo para 850 euros e alertou, na quarta-feira, que “não haverá abertura para adiamentos” para 2022 de propostas inscritas no OE para este ano e que o Governo tem de decidir como é que pretende “abordar” a discussão.

A negociação coletiva geral anual entre o Governo e os sindicatos da Administração Pública arranca dia 4 de outubro, uma semana antes da entrega da proposta de Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) no Parlamento. 

A proposta de Orçamento do Estado para 2022 está prevista ser entregue pelo Governo, no dia 11 de outubro.

 

 

In Noticias ao Minuto

Populares