Santuário de Nossa Senhora da Conceição consagrado como Igreja das Jornadas Mundiais da Juventude (c/som e fotos)

Regional Escrito por  08 Dez. 2022

O Santuário de Nossa Senhora da Conceição, em Vila Viçosa, foi consagrado esta quinta-feira como Igreja das Jornadas Mundiais da Juventude. 

No dia em que se assinala o dia da Imaculada Conceição, D. Francisco Coelho, Arcebispo de Évora, celebrou a Eucaristia da Solenidade da Imaculada Conceição, no Santuário calipolense, tendo confirmado que esta será a terceira e última igreja da diocese dedicada às Jornadas que vão decorrer em agosto de 2023. 

“Na última semana de julho receberemos entre cinco a sete mil jovens na diocese de Évora, que depois partirão para Lisboa, para a Jornada propriamente dita. Muitos desses grupos partirão do Santuário de Vila Viçosa. Por isso, proclamámos esta casa como o terceiro e último Santuário”, referiu o arcebispo, explicando que as outras duas são a Igreja de São Francisco, em Évora, e o Santuário de Nossa Senhora da Visitação, em Montemor-o-Novo. 

Durante a Eucaristia, esteve presente no Santuário uma réplica da cruz das Jornadas. “É um sinal que traz consigo uma evolução progressiva em direção à jornada a viver”, esclareceu D. Francisco, revelando ainda que a cruz original, recebida em Évora, está marcada pelo Papa João Paulo II, que em 2000 iniciou as Jornadas com milhares de jovens de todo o mundo em Roma. 

D. Francisco afirma que por Vila Viçosa vão passar algumas centenas de jovens. “Queremos renovar as novas gerações, que sentem muitas vezes o vazio, a solidão, a escuridão e a falta de ideais”, e o Santuário da Padroeira de Portugal “tem a presença rica de uma mãe que os incentiva a serem vencedores”.

O arcebispo proferiu ainda uma palavra a propósito da recente eleição de Évora como Capital Europeia da Cultura 2027, algo que vê como uma grande responsabilidade: “Temos de retomar e redobrar esforços para tornar todas as igrejas acolhedoras, com oferta espiritual e cultural, com explicações cabais e capazes do património presente, com sinalética devidamente cuidada”.

D. Francisco deixou os parabéns “a todos, pois é a capital do nosso distrito”, frisando ainda que “a Igreja de Évora quer responder com altura ao desafio que é feito”.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Fevereiro 2023 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28