Vila Vicosa

“Santuário volta a poder receber os milhares de fiéis para celebrar o Dia da Padroeira” diz Juiz da Régia Confraria (c/som)

Regional Escrito por  19 Nov. 2021

O dia da Imaculada Conceição, celebrado no dia 8 de dezembro, é um dia muito importante para Vila Viçosa e para todos os portugueses que, anualmente, fazem questão de manifestar a sua fé, amor e devoção por Nossa senhora da Conceição, visitando o Santuário da Padroeira.

Devido à situação pandémica, no ano de 2020 as celebrações do dia 8 de dezembro foram acompanhadas por amplas restrições.

A Rádio Campanário falou com Fernando Pinto, Juiz da Régia Confraria de Nossa Senhora da conceição, sobre o programa das celebrações para este ano de 2021.

Fernando Pinto começou por nos referir que  ”face ás comemorações de 2020 vão existir grandes diferenças” acrescentando que este ano “será possível voltarmos a ter as cerimónias com alguma grandeza e todos os momentos que habitualmente fazem parte do programa habitual.”

Ainda assim Fernando Pinto refere “com todas as condicionantes da pandemia, porque ela ainda existe, vamos ter que continuar a ter cuidados, nomeadamente no que diz respeito ao distanciamento, higienização e uso de máscara.”

Quanto ao programa propriamente dito, Fernando Pinto adianta que “será muito semelhante ao habitual “.

As celebrações iniciam-se a 29 de novembro com a realização da Novena preparatória que decorrerá até 7 de dezembro, pelas 21 horas, com terço e Pregação.

No dia 30 de novembro, pelas 15h30 realizar-se a Santa Unção e a 3 de dezembro, como é habitual, pelas 14h30, decorrerá o encontro das crianças de Vila Viçosa com Nossa Senhora. A 6 de dezembro decorrerá a novena com confissões e a 7 de dezembro, realizar-se-á a habitual eucaristia com bênção das grávidas e o encerramento da novena, pelas 21 horas seguida da procissão de velas à volta das muralhas do castelo.

No que diz respeito ao programa de dia 8 de zembro, o acolhimento dos peregrinos e recitação do terço a partir das 09h30, no Santuário, seguida da Eucaristia da solenidade da Imaculada conceição presidida pelo arcebispo de Évora, pelas 11 horas. Da parte da tarde, terá lugar a tradicional procissão em honra de Nossa senhora da conceição pelas ruas de Vila Viçosa, a partir das 15 horas, seguida da eucaristia da tarde, ás 17 horas.

As celebrações terminam com o ato de consagração pelas 18h30.

Fernando Pinto acrescenta ainda que “nas celebrações e nas procissões que vão ser realizadas, vamos ter sempre o cuidado de tentar evitar os aglomerados de pessoas pelo que os lugares dentro do santuário serão todos lugares sentados” explicando igualmente “além dos bancos iremos ter cadeiras em todo o recinto no interior do santuário de maneira a que as pessoas possam assistir tranquilas á eucaristia.”

No exterior irão ser colocados écrans para transmissão das celebrações assim como cadeiras para que as pessoas que se encontram no exterior do Santuário possam assistir à eucaristia. Fernando Pinto ressalva no entanto” não sabemos se as cadeiras chegam para todas as pessoas, mas no exterior é mais fácil as pessoas juntarem-se e tem mais facilidade em cumprir o distanciamento.”

Dentro e fora da igreja irão estar equipas de acolhimento assim como equipas para assegurarem a higienização, equipas estas constituídas por membros da Régia confraria e dos Escuteiros de Vila Viçosa.

O Juiz da Régia esclarece ainda que “existe um plano de contingência montado pelo que pensamos que, com a colaboração de todos, e a ajuda de todas as entidades, inclusive a GNR, estão garantidas as condições de segurança para que possamos todos viver estas celebrações de forma tranquila.”

Fernando Pinto termina deixando um apelo “Venham ao Santuário de Nossa senhora da Conceição neste dia que nós estamos preparados para vos acolher pois tentaremos, dentro do que nos é possível, garantir a segurança de todos.”

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Novembro 2022 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30