Serpa acolhe centro para a valorização de recursos genéticos autóctones animais e vegetais

Regional 26 Out. 2021

O CEBAL ruma até Serpa para conhecer um centro dedicado a conservar e valorizar recursos genéticos autóctones animais e vegetais, avança hoje o Agroportal.

Na próxima quinta-feira, dia 28 de outubro, pelas 11h30, realiza-se a sessão online “Centro de Experimentação do Baixo Alentejo – A Herdade da Abóbada”, com Carlos Bettencourt, Diretor do Centro de Experimentação do Baixo Alentejo (CEBA).

A sessão decorre no âmbito da iniciativa “Um Dia Com…”, organizada pelo Centro de Biotecnologia Agrícola e Agroalimentar do Alentejo (CEBAL) e dá a conhecer o Centro que se encontra sob a alçada da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Alentejo (DRAP Alentejo), bem como o trabalho ali realizado nas áreas de conservação e valorização dos recursos genéticos autóctones animais e vegetais da região do Alentejo.

A sessão é dedicada a dar a conhecer a missão, as áreas de atuação, bem como os projetos que têm sido desenvolvidos no CEBA, sedeado em Serpa, na Herdade da Abóbada. Ao nível da produção animal, o CEBA encontra-se envolvido em programas de conservação e melhoramento genético de diversas raças autóctones de animais domésticos do Sul do país e utiliza biotecnologias reprodutivas inovadoras de disseminação de material genético (como sémen e embriões) para prestar apoio técnico às Associações de Criadores. Já na área da produção vegetal colabora na realização de estudos de adaptação de variedades de cereais e de variedades nacionais e estrangeiras da espécie Olea Europaea, vulgarmente conhecida como oliveira. A conservação de solos é outra área de intervenção do CEBA que também será apresentada durante a sessão.

No trabalho que desenvolve, o CEBA estabelece recorrentemente colaborações com várias entidades, pelo que integra a Rede Regional de Ciência e Tecnologia do Alentejo, o que lhe permite alargar as suas parcerias a várias instituições do setor associativo, empresarial e académico. Destaca-se a parceria com o CEBAL, no âmbito da execução científica do projeto Genosuber – “Sequenciação do genoma do sobreiro (Quercus suber)”, e no âmbito do qual a histórica Herdade da Abóbada acolhe a única população de sobreiros onde os progenitores de cada árvore são conhecidos, além de se destacarem como produtores de cortiça de boa qualidade. Esta população de sobreiros será fundamental para o futuro da investigação e da valorização económica do sobreiro, a árvore nacional de Portugal.

O CEBAL promove a iniciativa “Um Dia Com…” mensalmente, em que convida personalidades da área académica, indústria, produtores, associações de produtores e outras entidades relacionadas, com o objetivo de fomentar a troca de ideias e de experiências, enriquecendo, desta forma, redes colaborativas entre instituições académicas e empresariais, e dando a conhecer à Sociedade o que mais inovador se faz nas diferentes áreas.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Novembro 2021 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30