06 Out. 2022
Nuno Rocha
Ponto de Contacto
11:00-13:00

SERRA D'OSSA

Serra d'Ossa: Entre no ambiente mágico do Hotel Convento de São Paulo

Serra d'Ossa: Entre no ambiente mágico do Hotel Convento de São Paulo Foto: Expresso, Boa Cama Boa Mesa
Regional Escrito por  11 Ago. 2022

O guia "Boa Cama Boa Mesa" do Jornal Expresso dá conta, na sua edição online, de uma interessante sugestão para visitar durante as suas férias de verão, no concelho de Redondo: o Hotel Convento de São Paulo. Trata-se de um hotel-museu que guarda coleções de histórias, receitas, azulejos e segredos, bem protegidos pelas densas paredes de pedra. Entre o conforto contemporâneo e os traços do passado, pode descansar no interior imponente, à sombra do jardim ou dentro da piscina deste Hotel, que é um refúgio de serenidade em pleno Alentejo.

O intenso azul-cobalto que cobre corredores e escadaria do Convento de São Paulo impressiona pela mestria e pela quantidade. São 50 mil azulejos, desenhados pelas melhores oficinas de Lisboa durante os reinados de D. João V e D. José I que fazem deste espaço um hotel-museu. O convento, no entanto, remonta a 1182, erguido por monges pertencentes à ordem de São Paulo Ermita, preservando ainda diversos traços originais. Há muito mais para desfrutar neste refúgio de serenidade. Também dentro de portas mas sobretudo lá fora, as florentinas são outro dos ícones do local.

Vale a pena também procurar pela Fonte do Dragão, classificada como Monumento Nacional, no jardim das Quatro Estações; também a fonte dos Golfinhos, na Portaria Nova pode ser admirada, bem como a fonte do Leão, junto à entrada principal, que era palco de verdadeiras romarias. Aliando história e modernidade, o Hotel Convento de São Paulo, em plena serra d'Ossa, oferece diferentes tipologias de quartos em vários edifícios e um constante regresso ao passado. Os 27 quartos, instalados no edifício principal, oferecem o mesmo cenário de fundo, partilhado pelos cinco quartos Cruzeiros, acomodados nas antigas cavalariças.

É possível mergulhar numa das duas piscinas envoltas por natureza, jogar uma partida ténis, levar os mais pequenos a conhecer o curral das ovelhas e o burro Gaspar e apresentar a sala de brincadeiras ou partir à descoberta da serra d’Ossa em trilhos devidamente assinalados que se estendem para além da propriedade com 750 hectares. Os mais próximos, com parte do caminho em passadiços, passam por locais como as hortas, os jardins e os pomares, enquanto os mais aventureiros oferecem percursos entre 6 a 20 km.

Localizado na aldeia da serra D’Ossa, no concelho de Redondo, o Hotel Convento de São Paulo (Tel. 266989160) convida ainda a relaxar à mesa do restaurante O Eremita, que numa antiga capela oferece uma atmosfera incomum e uma montra da gastronomia alentejana. Sobre o restaurante pode ler-se na edição 2022 do guia Boa Cama Boa Mesa: "Os painéis de azulejos setecentistas nas paredes e os frescos, quase efémeros, do teto são como que uma galeria aberta na sala do restaurante. O ofício de bem cozinhar está nas mãos do chef Duarte Laranjinho. Fiel às receitas típicas alentejanas, como a “Cabeça de xara” ou a “Sopa de tomate com ovo escalfado”, alarga o espetro gastronómico a outras latitudes, com o “Gnocchi de batata, salteados com bottarga e manjericão”. 

Fonte: Expresso, Boa Cama Boa Mesa

 

 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Outubro 2022 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31