Segundo informa o Câmara Municipal, Sines voltou a ser distinguido com o galardão "Município Mais Azul" do Alentejo, consagrando-se assim o município da região que obteve melhor pontuação nas atividades de educação e sensibilização ambiental associadas ao programa Bandeira Azul na época balnear de 2020.
Este galardão não é desconhecido ao Município, tendo este já sido adquirido a Sines em 2019.
O galardão foi atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa e vem reconhecer o investimento da Câmara Municipal de Sines em educação ambiental. Recorde-se também que este ano também foram galardoadas com a Bandeira Azul as praias de S. Torpes, Vieirinha, Grande de Porto Covo e Ilha do Pessegueiro, candidatadas pela Câmara Municipal, e a praia Vasco da Gama, candidatada pela APS.
Em 2020, numa época balnear em contexto de pandemia, o programa desenvolvido pelo município procurou responder ao lema "De volta ao mar, com atitude de mudar".
As atividades de educação ambiental são um "critério imperativo" para a atribuição das bandeiras azuis, sendo a qualidade dos programas avaliado pela Agência Portuguesa do Ambiente.
Como acontece desde 2017, realizaram-se atividades nas praias do concelho, desenvolvidas pelo Centro de Ciência Viva do Lousal.
Estiveram também integradas no programa a distribuição de para-ventos, para promover o distanciamento entre grupos de banhistas, a parceria com o Lidl no projeto "TransforMAR" (recolha de plásticos e metais) e a iniciativa "Lugar de beata não é no chão nem no mar", que sensibilizou os banhistas sobre o impacte das beatas nos ecossistemas.
O concurso "filMAR para Sensibilizar", em que os jovens do 3.º ciclo foram estimulados a produzir conteúdos vídeo sobre a temática do lixo marinho, e a limpeza da praia da Costa do Norte que teve lugar a 19 e 20 de setembro foram outras iniciativas realizadas.
19 Jan. 2021 Regional
19 Jan. 2021 Regional
19 Jan. 2021 Regional
19 Jan. 2021 Regional
19 Jan. 2021 Regional
19 Jan. 2021 Regional
19 Jan. 2021 Regional
19 Jan. 2021 Regional