Alentejo

Super anticiclone traz tempo muito seco e frio a Portugal e o Alentejo não é excepção

Regional 15 Jan. 2022

Há um “super” anticiclone, associado a outros fatores meteorológicos que estão a contribuir para esta ‘monotonia’ meteorológica em pleno inverno, órfão da chuva e até mesmo da neve, tão necessárias para atividades como a agricultura. Até quando irá durar este tempo seco e frio em Portugal continental? 


Graças ao tempo anticiclónico e à situação de frio persistente, as inversões térmicas, nevoeiros e geadas serão mais comuns nos vales e locais abrigados.

Segundo explica a página tempo.pt, as altas pressões não dão tréguas e, apesar de isso significar uma absoluta estabilidade do ponto de vista meteorológico – ou seja, um estado do tempo soalheiro e seco, há riscos acrescidos para o país se esta situação se mantiver mais tempo. Poderão surgir prejuízos a nível hídrico e agrícola, por exemplo. A primeira quinzena de janeiro já praticamente terminou e com raras exceções, os dias têm sidos secos, estáveis e soalheiros. Para uma estação do ano como aquela em que estamos - o inverno – a chuva é muito necessária para acautelar o verão, sendo como “ouro” para os campos e extremamente essencial para os solos e para a atividade agrícola. A escassez de precipitação é, de facto, algo pernicioso.

Tal como a Rádio Campanário já tinha noticiado, as noites têm sido particularmente frias e as temperaturas mínimas têm estado bastante baixas, uma tendência que, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, se vai manter.

Na última madrugada, as temperaturas em algumas localidades do Alentejo estiveram de facto muito baixas, ainda assim acima dos zero graus.

De acordo com a informação disponível na página do IPMA Alvalade foi a localidade Alentejana onde esta madrugada se registou a temperatura mais baixa: 1.1 graus.

Portel foi onde se registou a segunda temperatura mais baixa: 1.8 graus seguido de Évora com 3.1 graus.

Alcácer do Sal, Castro Verde, Viana do Alentejo e Reguengos de Monsaraz foram as localidades com temperaturas acima dos 3 graus.

As temperaturas referenciadas eram as registadas às 05hoo deste sábado.

Amareleja e Portalegre registavam a esta hora as temperaturas mais elevadas- 6.1 e 7.6 graus respetivamente.

Mais informação na página do IPMA

C/Tempo.pt/Ipma

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Fevereiro 2019 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28