Estremoz

“Temos que lembrar aqueles que lutaram pela nossa independência”, declara Vice-Presidente do Regimento de Estremoz, na cerimónia de homenagem aos combatentes (c/som e fotos)

Regional Escrito por  10 Abr. 2017

Domingo, dia 9 de Abril, realizou-se em Estremoz, na Rotunda dos Combatentes, uma homenagem aos “combatentes de 9 de Abril, mas também os combatentes da Guerra do Ultramar e todos aqueles que perderam a vida ao serviço da pátria”, disse à RC, Vítor Caldeira, Presidente da Liga dos Combatentes de Estremoz. Realçando a importância de não se permitir que sejam esquecidos, afirma que “a nossa história nunca se pode perder e o 9 de Abril de 1918, marca de facto a nossa história. A nossa história de defesa da liberdade da Europa e também da liberdade de […] Portugal”.

A cerimónia ocorreu no dia em que Luís Mourinha, Presidente da Câmara Municipal de Estremoz, foi homenageado na Batalha, numa cerimónia em que estiveram presentes milhares de antigos combatentes e de sócios dos núcleos nacionais.

Neste âmbito, Sargento-Mor Vítor Caldeira realça o agradecimento do núcleo aos “serviços prestados, sem interesse, ao Núcleo da Liga dos Combatentes, enquanto autarca […] sempre disponível, em todas as circunstâncias, para ajudar o Núcleo, e também por nos ajudar através da construção da Residência de Santa Maria”, recorda.

“A homenagem que hoje está a decorrer na Batalha, ao Presidente da Câmara Municipal de Estremoz, Sr. Luís Mourinha, a Liga dos Combatentes entendeu que é mais que merecida”, afirma.

Na cerimónia militar, foram homenageados e medalhados três ex-combatentes, pelo seu serviço prestado à pátria.

Também Tenente-Coronel Luís Marino, Vice-Comandante do Regimento de Cavalaria 3 de Estremoz, este presente no evento, declarando à RC que “as batalhas fazem parte da nossa história […] temos que lembrar aqueles que lutaram pela nossa independência”.

Francisco Ramos, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Estremoz esteve também presente na cerimónia de homenagem aos combatentes e falou à Rádio Campanário.

“Eu penso que a história é fundamental no desenvolvimento das populações e das civilizações e um povo que esquece ou renega a sua história, dificilmente será um povo de sucesso”, realça o autarca sobre a importância do evento, acrescentando que é “uma iniciativa que só pode ter o nosso apoio, o nosso aplauso e espero que se continue a repetir por muitos e muitos anos”.

Relativamente à homenagem prestada a Luís Mourinha, o Vice-presidente afirma que “sem dúvida que o Presidente da Câmara, Luís Mourinha tem tido sempre um papel muito ativo e muito decisivo no apoio à Liga dos Combatente e eu penso que é uma justa homenagem que hoje está a ser feita na Batalha”.

Presentes na cerimónia estiveram representantes do Regimento de Cavalaria 3 de Estremoz, assim como autarcas do município, da assembleia municipal e das freguesias do concelho, e entidades policiais.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Janeiro 2023 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31