25 maio 2022
 
3 p’rás 5
15:00-17:00

Vila Vicosa

TENSHO: A História da Embaixada Japonesa em Vila Viçosa contada por Tiago Salgueiro aos mais novos (c/som e fotos)

Regional 09 Out. 2021

O Jardim do Paço Ducal de Vila Viçosa recebeu hoje, a apresentação do livro infantil "TENSHO – Os novos amigos do País do Sol Nascente", da autoria de Tiago Salgueiro, com ilustrações de Sara Ilaco, com a colaboração de Maria de Jesus Coelho.

A Rádio Campanário esteve presente neste evento, organizado pela Fundação Casa de Bragança, e falou com Tiago Salgueiro. 

Questionado como tinha surgido este novo projeto para crianças, fora do seu registo habitual, Tiago Salgueiro revela que "o desafio foi lançado pela Senhora Diretora do Museu-Biblioteca da Casa de Bragança, a Doutora Maria de Jesus Monge, que falou sobre esta possibilidade de escrevermos um livro dedicado aos mais jovens  que incidisse sobre a passagem da Embaixada Japonesa aqui em Vila Viçosa no ano de 1584," acrescentando que tendo isso em conta "tentamos encontrar aqui uma narrativa ficcional baseada em factos históricos, em momentos pontuais do próprio texto em que escolhemos uma personagem que é o Bartolomeu."

Segundo nos revelou Tiago Salgueiro, "Bartolomeu era uma criança que vivia no castelo e que de repente vê um grande alvoroço em Vila Viçosa com a chegada de uma embaixada que vinha do Japão". "Tudo isto ocorre em setembro de 1584, e a partir daí, tentamos, com recurso à imaginação, contar uma história mais indicada para as crianças, para o publico infantojuvenil".

O autor do livro frisou que "contámos com o apoio da Sara Ilaco e da professora Maria de jesus Coelho, a nível do desenvolvimento do projeto, porque foi necessário fazer algumas ilustrações que representam o Paço, que representam os próprios Japoneses, o D Teodósio II e também o próprio Bartolomeu" e também "as fichas pedagógicas que dão o apoio à leitura na parte final da própria edição".

Em conclusão Tiago Salgueiro refere que  "o resultado acaba por ser bem conseguido porque realmente conseguimos partir de um facto histórico e, a partir de aí, desenvolver um conteúdo que apela também à imaginação dos próprios leitores".

Esta é uma forma de aliar a história aos mais jovens, motivando-os a quererem conhecer o seu passado. Tiago Salgueiro refere que " o grande contributo é também esse, a história contada numa perspetiva diferente, sobretudo para que os mais jovens fiquem a conhecer de uma forma um pouco mais suave aquilo que aconteceu aqui em setembro de 1584." 

"O objetivo do trabalho incidiu no objetivo" de aproximar os mais jovens à história e à cultura do seu território. "Já tinha havido aqui uma experiência inicial relativamente à D. Maria II, também um livro que é dedicado ao público mais jovem e o que tentamos fazer agora foi aproveitando um facto concreto que tinha acontecido aqui em Vila Viçosa tentar desenvolver os conteúdos d modo a adaptar o texto ao publico infantojuvenil," refere Tiago Salgueiro.

Tiago Salgueiro destacou ainda que este trabalho "poderá ser bem aproveitado por parte dos próprios estabelecimentos escolares, porque o livro permite aqui ser trabalhado de forma diferente e sempre com um carater pedagógico que eu considero bastante importante."

 

 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Maio 2022 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31