"Tomara-nos nós que muitas regiões estivessem tão bem equipadas a nível do turismo como o Alentejo", diz Secretária de Estado do Turismo (c/som)

Regional 27 maio 2022

O concelho de alandroal recebeu esta manhã a visita da Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, que está a fazer um périplo pelo Alentejo para avaliar todos os projetos do programa Valorizar, onde está inserida a Praia Fluvial Azenhas D´el Rei em Montejuntos, que vai ser inaugurada a 9 de junho.

À margem desta visita a Rádio Campanário falou com a Secretária de Estado acerca do Orçamento de Estado e do novo Quadro Comunitário quais são os valores para a área do turismo.

Rita Marques começou por referir que “a nível de Orçamento de Estado estamos empenhados em que ele seja bem executado e mais do que quantidade de fundos, queremos garantir que os fundos que temos sejam bem executados.”

A secretária de Estado explicou que “temos desde o ano passado o plano Reativar Turismo, um plano de 6 mil milhões de euros que queremos executar, para bem da economia nacional e dos portugueses”.

Questionada sobre as prioridades no Alentejo onde serão investidos fundos destes 6 mil milhões de euros, Rita Marques destacou que “temos três prioridades. Uma primeira que tem que ver com os empresários. Temos que ajudar os empresários a encontrar estabilidade para poderem investir no setor.”

No que diz respeito à segunda “grande prioridade, projetar a marca Portugal lá fora e nós conseguimo-lo fazer.” Rita Marques destacou que como prova disso “defendemos a marca durante estes dois anos e estamos neste momento a liderar a retoma no que à europa diz respeito. Estamos muito orgulhosos desse trabalho feito.”

A “terceira grande prioridade é construir uma agenda para o futuro.” Isto porque na opinião da Secretária de Estado, “o turismo tem que ser um setor líder na sustentabilidade, na economia circular, envolvendo todos nesta grande agenda. Só teremos um planeta melhor se tivermos um turismo também melhor.”

Sobre a aposta cada vez maior no turismo, Rita Marques destacou que “temos que investir sempre nas pessoas. Este é um turismo de pessoas para pessoas, falamos constantemente nos turistas, como os trazemos,” entre outros aspetos, “mas temos que pensar em quem recebe estes turistas, como é que podem ser bem tratados estes trabalhadores e empresários que estão aqui a trabalhar connosco.”

Sobre o Alentejo a Secretária de Estado do Turismo referiu que “o setor do turismo, sobretudo no Alentejo, vive muito bem nesta dinâmica privado-público/ público-privado, tem que ser assim.”

“O Alentejo está muitíssimo bem equipado. Tomara-nos nós que muitas regiões estivessem tão bem equipadas como o Alentejo,” rematou Rita Marques.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Junho 2022 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30