×

Alerta

JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 63
JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 68

Alentejo

“Transformações” provocadas pelo Alqueva preocupam candidato João Ferreira

Regional 28 Dez. 2020

João Ferreira, o candidato às eleições presenciais apoiado pelo PCP,  dedicou o dia de hoje “às questões da água e do ambiente” no distrito de Beja, onde se verificaram nos últimos anos “transformações muito significativas” no que tem sido “o uso da terra” e no “tipo de paisagem”, devido ao empreendimento do Alqueva.

De acordo com a notícia avançada pelo Correio Alentejo “Há, de facto, transformações muito profundas e uma evolução da realidade que suscita algumas preocupações, tendo em conta até os desígnios que a Constituição da República fixa para o que deve ser a política agrícola”, disse João Ferreira ao “CA”, após reunir com a administração da EDIA.

Na opinião do candidato, é necessário que o Alqueva dê um “contributo mais efetivo” para o desenvolvimento da região e que “desse aumento da produção resultem benefícios para aqueles que vivem da agricultura”, “gerindo bem os recursos naturais como a água e o solo” criticando ainda “o caminho” que se tem seguido na zona do Alqueva, onde se regista “um fenómeno de concentração da propriedade e uso da terra”.

Isso vai de alguma forma contra aquele caminho que a Constituição aponta”, referiu, lembrando que a pequena e média agricultura, as unidades familiares e as unidades coletivas de produção “são valores que continuam a estar inscritos na Constituição e que a realidade mais recente, de alguma forma, contraria”.

João Ferreira , para além de reunir com a EDIA, reuniu durante a tarde com representantes do movimento “Chão Nosso”, em Serpa, e com agricultores em Pias (concelho de Serpa).

 

 

 

 

 

 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Abril 2021 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30