27 Nov. 2021
Augusta Serrano;
Firmamento da Noite
00:00-04:00

Sines

Transição Energética em Sines avança com primeira formação em sistemas solares fotovoltaicos

Regional 21 Out. 2021

Como programar, instalar, gerir, fazer manutenção ou reparar um parque solar – estas são algumas das competências a adquirir nas ações de formação de Técnico de Sistemas Solares Fotovoltaicos, promovidas pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), em sinergia com a EDP, que agora se iniciam.

Após o encerramento da central, mais de 30 ex-trabalhadores da Central de Sines manifestaram interesse em receber formação técnica na área das energias renováveis ao Gabinete Local de Encaminhamento Social (GLES), cujo secretariado é assegurado pela EDP e durante as sessões efetuadas pelo Serviço de Emprego de Sines. Este elevado número de interessados levou o IEFP a promover a realização as ações de formação e a contactar os interessados.

A primeira ação de formação inicia-se esta semana no Serviço de Formação de Vila Nova de Sto. André – Polo Quinta da Boavista- Santiago do Cacém, e terá um total de 2.070 horas de formação, ao longo de 18 meses. Após a conclusão da primeira ação, destinada a candidatos com o 9º ano de escolaridade, os formandos poderão obter uma dupla certificação: 12º ano e qualificação profissional.

A segunda ação, destina-se a candidatos que já possuem o 12º ano de escolaridade, com idade igual ou superior a 23 anos, tendo apenas a componente tecnológica que permitirá obter o certificado de qualificação profissional.

O GLES resulta de uma parceria da EDP com a Câmara Municipal de Sines e o Instituto do Emprego e Formação Profissional, para dar apoio direto aos trabalhadores da central entretanto desativada, incluindo os seus agregados familiares, e a restante população local. Este gabinete é uma das iniciativas inseridas no projeto ‘Futuro Ativo Sines’, uma frente de trabalho iniciada pela EDP logo após o encerramento da central termoelétrica de Sines, com a intenção de contribuir para uma reconversão da economia e emprego naquele território.

O GLES apoia e encaminha para oportunidades profissionais, de formação e outras alternativas que possam gerar postos de trabalho, além de prestar apoio social e psicológico. Desde o seu início, já recebeu vários pedidos para realizar ações de formação como a que agora se inicia e que constitui uma oportunidade de aprendizagem técnica que surge num momento decisivo de transição energética da própria região que, encerrada a produção a partir do carvão, procura agora oportunidades e novos projetos na área das energias renováveis.

As inscrições na formação para Técnico de Sistema Solar Fotovoltaico podem ser feitas através dos Serviços de Emprego do IEFP, de forma presencial ou online através deste link.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Novembro 2021 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30