12.6 C
Vila Viçosa
Sábado, Abril 20, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Três municípios alentejanos integram o trajeto do caminho português até Santiago

Três Municipios alentejanos, Alcácer do Sal, Montemor-o-Novo e Vendas Novas, irão compor o trajeto novo percurso do Caminho de Santiago,  compondo o trajeto correspondente à Península de Setúbal do caminho português até Santiago de Compostela: 

O Caminho de Santiago – Caminho Central Português – Variante da Península de Setúbal é apresentado publicamente no dia 25 de julho, às 11h00, no Castelo de Palmela. A apresentação integra o programa das Comemorações do Dia de Santiago, com organização conjunta das Câmaras Municipais de Palmela e Setúbal.

O percurso conta uma extensão total de 88 quilómetros, com início em Alcácer do Sal e término no Barreiro.

Os dois Municípios estão a desenvolver um trabalho de investigação, com vista à implementação desta variante. A criação e disponibilização de mais esta oferta religiosa e cultural vai enriquecer a história local destes territórios e colocá-los numa das grandes rotas de peregrinação do nosso país.

Segundo o Município de Setúbel,  o objetivo é de que num futuro muito próximo, possa atrair mais visitantes e peregrinas/os, dando continuidade à afirmação de Palmela e valorizando a ligação multisecular à Ordem de Santiago.
Os vários trabalhos de investigação e levantamento de percursos, que tiveram início no ano passado, vão dar origem a um conjunto de ações, nomeadamente, a sinalização dos percursos e a divulgação desta nova oferta.

Segundo informação da Câmara de Setúbal, o projeto de implementação do novo percurso do Caminho de Santiago envolve outros 3 municípios que compõem o trajeto correspondente à Península de Setúbal do caminho português até Santiago de Compostela, designadamente Setúbal, Barreiro e Palmela. 

 

Joana Freitas 

 

Populares