9.8 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Março 19, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Três programas para fazer com os mais novos no Alentejo

Visit Grândola

Há três programas interessantíssimos para fazer no Alentejo com os mais jovens. Segundo a Evasões são eles em Tróia, Grândola e Estremoz.

Em Tróia, encontram-se as Ruínas Romanas de Tróia que permitem aliar os passeios à história.

Com cerca de dois quilómetros de extensão as Ruínas Romanas de Tróia são o maior centro de salga de peixe do Império Romano, ocupado até ao século VI. Acredita-se que aqui tenham vivido e trabalho 1500 pessoas. A poucos metros do popular areal desta península, podem visitar-se e caminhar entre fábricas, casas, túmulos e zonas de banhos quentes e frios, descobertos há 500 anos. À medida que novos tanques de salga são descobertos por via de escavações ou da erosão natural voltam a haver surpresas.

Ruínas Romanas de Tróia. Tróia Resort, Tróia. Tel.: 939031936. Das 10h às 13h e das 14h30 às 18h. Encerra segunda e terça. Preço: desde seis euros. Grátis até aos 12 anos.

Em Grâdola, na Aldeia Mineira do Lousal, há várias coisas que se podem fazer, entre elas, visitar uma antiga mina onde moram centenas de morcegos.

A Aldeia Mineira do Lousal, onde funcionou uma das maiores extrações de pirite do século XX, é o palco para um programa em família sem pressas, às portas de Grândola. Até porque há muito para fazer. O Museu Mineiro mostra a maquinaria usada debaixo do solo e o quotidiano dos mineiros que ali viveram, enquanto o Centro de Ciência Viva descodifica a ciência de forma interativa. Junto às lagoas de cor verde e vermelha, que ganham este tom pelas suas águas ácidas, é possível equipar-se a rigor e entrar-se na Galeria Waldemar, zona da antiga mina aberta ao público, com piso regular, espaçosa o suficiente e acessível a qualquer idade. Lá dentro, é habitual avistarem-se morcegos, o que torna a atividade ainda mais surpreendente.

Aldeia Mineira do Lousal. Avenida Frédéric Velge, Lousal. Tel.: 269750520. Das 10h00 às 18h00. Encerra segunda. Preço: visitas à mina desde seis euros.

No que diz respeito a Estremoz, pode visitar o Museu Ciência Viva, onde se alia a teoria e  a prática em temas ligados à biologia e à geologia, assim como à nossa história.

O Museu Ciência Viva tem servido o mundo da ciência de forma divertida, intuitiva e didática, aliando painéis informativos com jogos e instalações para meter as mãos na massa. Pelas salas de exposição do Museu Ciência Viva de Estremoz, as temáticas vão variando, da geologia desta cidade às tabelas periódicas, ao sistema solar, vulcões e sismos, sem esquecer as diferentes energias que usamos no dia-a-dia, a evolução humana, a preservação do planeta e a sustentabilidade. Dois dos ex-líbris do espaço são a réplica de T-Rex que aqui “vive” e o submarino com realidade virtual que permite navegar pelo oceano, sem sair do mesmo sítio. É um museu ideal para turmas e famílias.

Museu Ciência Viva de Estremoz. Convento das Maltezas, 62A, Estremoz. Tel.: 268334285. Das 10h às 18h. Encerra segunda. Preço: bilhete desde três euros.

Fonte: Evasões

Populares