13.2 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Março 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Um Terço dos Portugueses Pode Trabalhar Através de Casa, o Alentejo é exceção diz OCDE

kdUm estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) revela que em Portugal há cerca de um terço (33,9%) de postos de trabalho compatíveis com o teletrabalho. Esta nova adaptação aos postos de trabalho remotos adveio do primeiro choque da pandemia em que o teletrabalho foi generalizado, sendo agora obrigatório para todas as profissões que o permitam nos concelhos que estejam nos níveis de risco “elevado”, “muito elevado” e “extremamente elevado”. da Atualmente é obrigatório nos concelhos com risco elevado ou superior.

Em termos de regiões, como seria expectável por causa dos setores predominantes, Lisboa destaca-se por ter um potencial de teletrabalho de 42,3% dos postos de trabalho. Todas as outras regiões do país apresentam uma média de 30% de trabalhos compatíveis com teletrabalho. No entanto, a região do Alentejo é exceção à regra, sendo a única zona do país que apresenta menos de 30% de empregos com potencial de trabalho remoto, sendo a estatística de 29,3%.

Contudo, apesar deste potencial, o Ministério do Trabalho identificou através de um inquérito que, em média, apenas 20% dos trabalhadores das empresas inquiridas é que estão a exercer funções em teletrabalho. Este resultado levou a um aviso para 400 mil empresas e a ações de fiscalização por parte da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT). Estas estatísticas não são diretamente comparáveis com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), que resultam de outro inquérito, mas estes podem dar contexto: INE estimava que houve 23% da população empregada em teletrabalho no segundo trimestre e 14.2% no terceiro trimestre.

Fonte: OCDE. O potencial de teletrabalho em Portugal

Populares