27 Set. 2022
 
Rimas ao Sul
14:00-15:00

Universidade de Évora disponibiliza Guiões de Boas Práticas para proteger a fauna!

Regional Escrito por  Nota de Imprensa 23 Set. 2022

 

São 4 (quatro) os Guiões de Boas Práticas elaborados e disponibilizados pela equipa do projeto LIFE LINES – Rede de Infraestruturas Lineares com Soluções Ecológicas, coordenado pela Universidade de Évora que teve por objetivo ensaiar, avaliar e disseminar medidas destinadas a mitigar efeitos negativos de infraestruturas lineares em várias espécies de fauna e, simultaneamente, promover a criação, ao longo das mesmas, de uma Infraestrutura Verde de suporte ao incremento e conservação da biodiversidade do território em que atua, um importante corredor de transporte e energia entre Portugal e Espanha.

Por ano morrem milhares de animais em estruturas lineares de transporte e energia, atropelados nas estradas, colhidos nas ferrovias, ou por colisão e eletrocussão em linhas elétricas de média e alta tensão” recordam os investigadores deste projeto que decorreu entre 2015 e 2021 e contou com a participação de vários investigadores do MED, da UÉ

O impacte destas mortes põe em causa a preservação da diversidade biológica, mas há soluções que permitem atenuar estes efeitos” acrescentam os investigadores do projeto que contribuiu para a criação de uma Infraestrutura Verde e a promoção de refúgios para plantas e animais, e o seu movimento seguro ao longo das infraestruturas lineares, assegurando os serviços dos ecossistemas e atenuando assim o impacte negativo das mesmas na biodiversidade.

O projeto teve como parceiros a Universidade de Aveiro, a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, as Câmaras Municipais de Évora e Montemor-o-Novo, a Infraestruturas de Portugal S.A., a MARCA – Associação de Desenvolvimento Local e a QUERCUS – Associação Nacional de Conservação da Natureza. O LIFE LINES teve ainda como colaboradores a Guarda Nacional Republicana, a REN – Redes Energéticas Nacionais SGPS S.A. e a E-REDES.

Guião de Boas Práticas para Monitorização e Registo de Dados de Mortalidade de Fauna por Atropelamento AQUI

Guião de de Boas Práticas de Gestão da Vegetação para a Promoção e Biodiversidade em Infraestruturas Lineares. AQUI

Guião de Boas Práticas de Soluções para Minimização de Impactes das Estradas na Fauna. AQUI

Guião de Boas Práticas: Solução Inovadora para a Redução de Mortalidade de Aves em Linhas Elétricas de Média Tensão: a Eco Esteira Horizontal. AQUI

 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Setembro 2022 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30