×

Alerta

JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 63
JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 68

Evora

Universidade de Évora no top-50 de ranking Mundial.

Regional 12 Jun. 2021

A Universidade de Évora, patrocinado pelo Santander Universidades, realizou, a 28 e 29 de maio, o Bootcamp Empreend’UÉ, que consiste em dois dias de aprendizagem, deram a 20 investigadores e alunos da universidade alentejana todas as ferramentas para transformarem os seus projetos e ideias em empresas viáveis, o objetivo é ensinar e aprender a transformar ideias de negócios em empresas Spin-off*.

Os participantes na “formação” têm seis diferentes módulos de aprendizagem: “Conceptualização, Validação, Financiamento, Internacionalização, Avaliação de Impacto e Comunicação", lê-se no © DinheiroVivo

EntrePOWER é como se chama a nova estratégia de empreendedorismo e inovação da Universidade de Évora, e que foi lançada após a realização desta “atividade” de bootcamp, que foi apenas uma das sete fases previstas na sua nova estratégia.

Este plano foi de tal forma inovador e eficiente que colocou a Universidade de Évora, em algumas áreas, no Top-50 do ranking de Universidades do Mundo com Impacto Real (WURI), referiu o vice-reitor responsável pela área do Empreendedorismo e Inovação, da instituição, Soumodip Sarkar – responsável pela criação do projeto -, à ©DinheiroVivo.

"A Universidade de Évora já tinha tido, como todas as universidades, diversas iniciativas para promover spin-offs e fazer transferência de conhecimento. Agora, o que estamos a fazer, que é novo, é tentar juntar as peças todas e criar uma estratégia muito clara" para o concretizar, afirmou o vice-reitor.

"Vamos falar, conversar, com investigadores e doutorandos para fazer o scouting e sensibilização, para ver que ideias é que têm potencial para fazer o nurturing", explica o professor. De seguida, leva-se a cabo a capacitação, mediante a realização de workshops, bootcamps, hecathons e outros eventos contínuos. "Portanto, o Bootcamp Empreend'UÉ foi parte dessa iniciativa de capacitação", sublinhou Soumodip Sarkar.

(…) "não basta só promover o espírito empreendedor, temos também de dar ferramentas".

“como o processo de tornar uma ideia num modelo de negócio nem sempre é fácil, o Bootcamp Empreend"UÉ foi desenhado para auxiliar a transferência sustentada das ideias científicas da Universidade de Évora para a sociedade". – Refere também o Santander Universidades.

"O programa apresentado neste primeiro bootcamp procurou ainda suscitar a descoberta de modelos de liderança, de gestão de equipas e de colaboração inteligente, através de convidados que relataram experiências na primeira pessoa e pela criação de dinâmicas personalizadas", afirmou ainda o Santander Universidades.

"O feedback informal que eu recolhi foi muito positivo, a maior parte dos participantes tinha grandes ideias, mas não tinha noção nenhuma de como traduzi-las num negócio. Com este evento, não apenas esse problema ficou minorado, como os participantes ficaram também a conhecer algumas ferramentas muito úteis”. "Isso, para mim, já é algo gratificante porque nós falamos muito da importância das ideias, mas depois, para muitos, isso é algo abstrato", refere o vice-reitor.

*Spin-off: empresa nova criada para explorar produtos ou serviços tecnológicos ou inovadores, concebida a partir de um grupo de pesquisa ou centro de investigação de uma outra organização já existente, que a apoia no seu desenvolvimento.

 

Fonte: © DinheiroVivo

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Julho 2021 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31