×

Alerta

JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 63
JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 68

Viana do Alentejo

Viana do Alentejo volta a receber núcleo museológico.

Regional 16 Jun. 2021

O Município de Viana do Alentejo tem aberto ao público o Núcleo Museológico, que se encontra instalado no piso térreo dos antigos Paços do Concelho, na Praça da República, em Viana do Alentejo. Tendo em conta as características do espaço e a situação pandémica que vivemos não foi realizada qualquer cerimónia de inauguração.

Esta estrutura museológica, espalhada por três pequenas salas que outrora albergaram a prisão concelhia poderá, no futuro, após as obras de requalificação do edifício, evoluir para Museu da Vila. Devido à sua localização poderá, igualmente, servir de receção aos muitos visitantes que visitam a Vila de Viana do Alentejo.

A primeira exposição do Núcleo Museológico incide no património arqueológico identificado até ao momento e recolhido em todo o concelho, proveniente das várias intervenções de requalificação patrimonial e urbanística, realizadas pela Câmara desde 2013, bem como dos trabalhos de prospeção do território, efetuados no âmbito da Carta Arqueológica do Concelho de Viana.

Nesta exposição pretende-se que o visitante fique a par de como decorreu, ao longo dos últimos 5 ou 6 milénios, a ocupação do território que hoje integra o Concelho de Viana do Alentejo, nomeadamente como viviam os seus habitantes, o que faziam e como eram os seus habitats, entre outros.

A abertura do Núcleo Museológico, um projeto concretizado num curto espaço de tempo, vem de encontro à política de salvaguarda do património material e imaterial que o Município de Viana tem vindo a desenvolver com o intuito de perpetuar a identidade e a memória coletiva.

A concretização do projeto contou com a colaboração de um grupo alargado de pessoas, tanto na instalação do Núcleo Museológico, como na cedência, a título de empréstimo, de vários artefactos arqueológicos de grande interesse e valia patrimonial, informa o município, em nota de imprensa enviada à nossa redação.

O novo espaço municipal que pode ser visitado de terça a sábado, entre as 10h00 e as 13h00 e das 15h00 às 18h00, e ao domingo das 10h00 às 13h00, tem entrada gratuita.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Julho 2021 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31