Foi constituída a 1 de Dezembro deste, através de escritura pública, o Instituto da Padroeira de Portugal para o Estudo da Mariologia (IPPEM), que terá a sua sede em Vila Viçosa.
A sua criação tem como propósito “promover, fomentar e organizar projetos científicos e culturais para o aprofundamento dos estudos sistemáticos sobre a Padroeira de Portugal e a cultura religiosa mariana do nosso país”, pode ler-se num comunicado enviado à RC.
O mesmo documento diz ainda que o IPPEM pretende “cooperar com instituições do Ensino Superior para criar programas de graduação que promovam o aprofundamento dos estudos da Padroeira e da Mariologia”, “fomentar a divulgação de obras e autores marianos através de edições, reedições e traduções”, “preparar projetos de investigação para estudar as várias vertentes da cultura mariana da Padroeira de Portugal” e “conceder bolsas de estudo em todas as áreas científicas”.
O IPPEM, é uma associação sem fins lucrativos, integrando associados individuais e instituições nacionais e internacionais, refere o mesmo documento, que indica ainda que no início de 2018 está previsto o ato solene da sua fundação.
Entre outros subscritores estiverem presentes na assinatura os Reitores dos Santuários de Fátima e de Vila Viçosa, padres Carlos Cabecinhas e Francisco Couto, o Professor Doutor José Eduardo Franco, sacerdotes da arquidiocese de Évora, membros da Régia Confraria e investigadores de universidades portuguesas dedicados às temáticas em apreço.
06 Jun. 2023 Regional
06 Jun. 2023 Regional
05 Jun. 2023 Regional
05 Jun. 2023 Regional
05 Jun. 2023 Regional
05 Jun. 2023 Regional