6.5 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Março 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“Vila Viçosa tem que estar grata pelo momento que João Paulo II dedicou a este Santuário e a esta vila”, diz Juiz da Régia Confraria de Nossa Senhora da Conceição (c/som)

No dia 14 de maio de 2022 assinala-se o quadragésimo aniversário da visita pastoral de Sua Santidade, São João Paulo II, ao santuário da Padroeira de Portugal. Trata-se de uma das datas mais relevantes para a história da Régia Confraria, muito em particular, mas também para Vila Viçosa e para a Arquidiocese de Évora, numa perspetiva mais global.

Neste sentido decorrem hoje várias celebrações para assinalar esta data tão especial para Vila Viçosa. A Rádio Campanário esteve presente na eucaristia que assinala esta data e falou com Fernando Pinto, Juiz da Régia Confraria de Nossa Senhora da Conceição, que começou por referir que “é, acima de tudo. um dia muito bonito” destacando que “a lindeza deste dia prende-se logo com o início destas celebrações, que é vinda das crianças a este Santuário”, onde vão “junto ao busto de João Paulo II oferecer uma flor e deixar uma ensagem e trazer alguns géneros para ajudar quem mais precisa. Foi digamos esse o lema também de São João Paulo II durante o tempo que que foi Papa.”

Fernando Pinto recordou ainda que “Vila Viçosa foi das poucas terras que São João Paulo visitou, portanto fazia todo o sentido fazer celebrarmos este dia e relembrarmos este dia.” São João Paulo II “esteve neste Santuário, e este Santuário e esta Confraria teriam que assinalar este dia, por ser um dia importante para Vila Viçosa, para o Santuário e para Portugal.”

A visita do Papa foi “uma Graça para todos nós. Eu recordo-me, tinha 20 anos e passei a noite em Vila Viçosa à espera que São João Paulo II chegasse,” destacou.

 Na opinião do Juiz “Vila Viçosa tem que estar sempre grata por este momento que João Paulo II dedicou a este Santuário e a esta Vila e devemos todos os anos ir lembrando um pouco daquilo que ele foi.”

Em conclusão Fernando Pinto relembrou o legado que São João Paulo II nos deixou. “Ele deixou uma mensagem muito importante a todos os católicos: dar-se, ajudar, estar com os jovens, com os necessitados e penso que que temos que recordar isso todos os dias da nossa vida.”

 

Populares