6.5 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Março 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Webinar Internacional a partir da Central Fotovoltaica Flutuante de Cuba Este, inscreva-se aqui!

É já na próxima sexta feira, dia 9 de julho, que a EDIA irá realizar um webinar dedicado aos sistemas fotovoltaicos flutuantes.

Este evento decorrerá a partir das 10:00h com transmissão a partir da Central Fotovoltaica Flutuante de Cuba Este.

A EDIA é a empresa pública responsável pelo Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva e a sua missão de desenvolvimento regional inclui a promoção da produção de energia renovável, alinhada com os grandes objetivos do nosso país, conforme comunicado enviado à nossa redação.

Para a sua concretização tem a ambição de produzir todas as suas grandes necessidades elétricas, recorrendo à produção fotovoltaica junto das estações elevatórias do sistema de distribuição de água.

Foi com este objetivo que foi pioneira em Portugal na instalação de centrais fotovoltaicas flutuantes e que agora se prepara para lançar um ambicioso projeto de autoconsumo com base nesta tecnologia.

A associação da produção fotovoltaica flutuante aos sistemas de regadio parece uma interessante simbiose em que a produção elétrica acompanha as necessidades de bombagem e beneficia ambos os sistemas com ganhos de eficiência hídrica e energética.

Num momento em que se antecipa para setembro um leilão de produção solar dirigido exclusivamente para os sistemas flutuantes, este webinar internacional junta um painel alargado de especialista para discutir as suas oportunidade e desafios.

A abrir este evento haverá a intervenção do Secretário de Estado Adjunto e da Energia, João Galamba, e a encerrar os trabalhos, a do Secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Rui Martinho.

O evento estará disponível na plataforma Microsoft Teams através de inscrição prévia, bastando enviar email para edia@edia.pt a solicitar acesso. Através desta plataforma será possível colocar questões durante a sessão.

O evento estará também acessível no canal Youtube da EDIA em https://youtube.com/user/AlquevaEDIA.

Populares