07 Dez. 2021
Augusta Serrano
Notícias
17:00-19:30

Evora

XXII Ciclo de Concertos com SevenDixie e Concerto Comentado “A mulher ao longo dos Tempos”

Regional 05 Jul. 2021

A Associação Eborae Mvsica realiza, em julho, o XXII Ciclo de Concertos "Música e outras Artes nos Claustros” uma atividade marcada pela originalidade dado que o seu objetivo é articular a música com diferentes formas de expressão artística, com qualidade artística e relevância cultural.

O Ciclo continua dia 10 de julho, às 21h30 com SevenDixie, com Nuno Lopes (tombone), Patricia Camelo (clarinete), João Carlos Araújo (trompete), Sérgio Galante (banjo), Mário Lopes (bateria), Rodrigo Lino (saxofone), André Domingos (piano), João Rasteiro (tuba),; no dia 11 de julho , às 21h30  terá lugar um Concerto Comentado “A mulher ao longo dos Tempos” com Filipa Passos e Sara Afonso (sopranos) e Francisco Sassetti (piano ),  conforme comunicado enviado à RC.

Programas: Dia 10 - Beethoven 5, Beethoven, Arr. Mário Lopes;  Symphony 40, Mozart, Arr. Ricardo Nascimento; Hungarian Dance n5, Brahms, Arr. Ricardo Nascimento¸Blues For Elise, Beethoven, Arr. Mário Lopes; Alla Turca, Mozart, Arr. Krunoslav Stiks;Menuet in G, Bach, Arr. Tiger Dixie Band; Toreador - From Carmen, Bizet, Arr. Tiger Dixie Band;Nona, Beethoven, Arr. DixXband; Fada em Fuga, 

SevenDixie - Ao bom estilo americano Seven Dixie, apresenta-se em palco com o humor que acompanha os ritmos frenéticos e intensos do dixieland, com temas imortalizados por grandes nomes do género.Os instrumentos fazem soar as notas que este grupo partilha com o público proporcionando uma experiência  divertida, descontraída, repleta de energia, numa viajem pelos ritmos do ragtime, blues e dixieland. O grupo surgiu através da vontade de amigos que se juntaram, nascendo assim a formação em setembro de 2014. É o resultado de alguns meses de trabalho semanal e de alguns concertos que nós fizemos”, um percurso “natural, talvez por ser um grupo fora do que estamos habituados nesta zona, tem sido bem aceite pelo público porque é um tipo de música divertidoBach/Tchaikovsky, Arr. Rodrigo Lino; The Saints' Hallelujah, Luther Henderson ;

Dia 11 - RECITAL COMENTADO DE CANTO E PIANO “A MULHER AO LONGO DOS TEMPOS”- G. Rossini (1792-1868): - Duetto buffo di due Gatti,  - Una voce poco fa (Rosina) “Il Barbiere di Siviglia”,  La Regata Veneziana; C. Gounod (1818-1893) -  La siesta, - The Jewel song (Marguerite) “Faust” ,  Je veux vivre (Juliette) “Roméo et Juliette”; J. Massenet (1842-1912) -  Gavotte (Manon) “Manon”¸ J. Offenbach (1819-1880) -  Barcarolle (Giulietta, Nicklausse) “Les Contes D’Hoffmann”,  Les oiseaux dans la charmille (Olympia) “Les Contes D’Hoffmann”; L. Bernstein (1918-1990) -  I feel pretty (Maria) “West Side Story”,  We are women (Cunegonde, Old Lady) “Candide .

Recital Comentado de Canto e Piano – Filipa Passos - Iniciou os estudos de canto em 1999 com a Professora Elsa Cortez, com quem concluiu o Curso Geral de Canto na Escola Luís António Maldonado Rodrigues. Foi aluna da professora Elsa Saque entre 2007 e 2015, aperfeiçoando atualmente o canto com a Professora Sandra Medeiros. Frequentou, como participante, cursos de interpretação ministrados por Helmut Lips (2000 e 2001), Gundula Janowitz (2001), Teresa Berganza (2002), Hilde Zadek (2003) e Laura Sarti (2003). Interpretou vários papéis em Óperas acompanhada por várias Orquestras e Coros,  como  Coro de Câmara do IGL, Foco Musical, Grupo Vocal Olisipo , orquestra do Norte,. É membro do Coro Gulbenkian desde Outubro de 2003 tendo participado como solista em vários momentos.  Apresenta-se regularmente em recital acompanhada pelo pianista  Francisco Sasseti.

Sara Afonso - Estudou Canto na Escola de Música do Conservatório Nacional, com Manuela de Sá. Participou recentemente em masterclasses com João Lourenço, Pierre Mak, Susan Waters e Lucia Mazzaria. Participou em várias óperas e operetas . Estreou estados, da compositora Sara Ross e, em 2017, estreou a Cantata Awakenings, da mesma compositora. No mesmo ano integrara o elenco de MUSAico do compositor Pedro Moura, no CCB, e de Beaumarchais, com música do compositor Pedro Amaral, em cena no Teatro Nacional Dona Maria II.  Colaborou ainda como solista em concertos da Orquestra Sinfónica Juvenil (dirigida por Pedro Carneiro) e da Orquestra de Câmara do Sul (dirigida por Cesário Costa). Colabora com o Coro Gulbenkian desde 2007 e com alguns ensembles vocais e instrumentais, nomeadamente Americantiga, Melleo Harmonia e Carmin'Antiqua. Dirige o CoroART e o Coro Geração. Orienta formações em expressão e técnica vocal e em temas de psicologia e  arte, para crianças e adultos.

Francisco Sassetti - Na Universidade de Cincinnati obteve o mestrado em  Piano Performance (2005).

Ttem-se destacado como um dos principais pianistas acompanhadores portugueses nos últimos 20 anos. Trabalhou já com a grande maioria dos principais cantores nacionais e acompanhou Filipa Passos já em diversas ocasiões.Iniciou a carreira de concertista em 1998 no Teatro S. Luíz em Lisboa e desde então já se apresentou por todo o país e ainda em Espanha, França, Bélgica, E.U.A. e Uruguai. Apresentou-se com o Coral Lisboa Cantat sob a direcção do maestro Jorge Alves em 2000 (Carmina Burana, Carl Orff) e em 2008 (Sea Simphony, Vaughn Williams). Colaborou ainda com vários Coros . Apresentou-se com a Orquestra Sinfonietta num concerto de piano a quatro mãos de Malcolm Arnold , com Ilda Rodrigues e sob a direcção de Vasco Pearce de Azevedo e tem, nos últimos anos, colaborado com a Fundação Calouste Gulbenkian em diversos recitais para crianças como músico-actor. Gravou com a cantora alemã Ute Lemper para o filme Aurelien, e mais recentemente com Maria João um disco com música de Emanuel Andrade. É actualmente pianista acompanhador da Escola Superior de Música de Lisboa e da Academia Nacional Superior de Orquestra (Orquestra Metropolitana de Lisboa)

Neste ciclo teremos ainda  os seguintes concertos durante o mês de julho e sempre às 21h30:  17 um Recital de Violino e Piano com Carlos Damas (violino) e Jill Lawson (piano);  18 - Auto do Labirinto (Teatro, Música e Dança Renascentista) por Il Dolcimelo com Catarina Costa e Silva (soprano), Daniela Leite  Castro (contralto), Thiago Vaz Cruvinel (tenor),Tomé Azevedo (barítono), Diana Pinto (flauta renascentista), Pedro Martins (guitarra barroca), Manuel Branco (alaúde renascentista), Claudia Fischer (viola da gamba), Isabel Monteiro (flauta e percussão); 24 - Coro Polifónico “Eborae Mvsica”, direção de Eduardo Martins; 31 - Trio Cremeloque – Luís Marques (oboé), Saska Konjikusic  (piano) e Franz Jurgen Dorsam (fagote) ;O ciclo termina no dia 1 de agosto às 21h30 com o Sonus Faber Project – Luís Marques (oboé) e Elisabeth Davis (marimba);

É necessário efetuar reserva através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. É solicitada a contribuição de 5,00€ (entrada para 5 concertos – 20,00€) ; É obrigatório o uso de máscara.

A Organização é da Associação Eborae Musica entidade financiada pelo Ministério da Cultura- DGArtes, com Co-Produção da Câmara Municipal de Évora, e apoio de: Diário do Sul, A Defesa, Registo, Antena 2 e Rádio Diana.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Dezembro 2021 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31