Imprimir esta página

Portalegre

Zona industrial de Portalegre vai ser ampliada para acolher Centro de Formação da GNR!

Regional Escrito por  19 Jan. 2022

A Câmara de Portalegre vai expandir a zona industrial da cidade para criar condições para a construção do novo Centro de Formação da GNR, projeto reivindicado há anos e cuja concretização vai exigir ao próximo Governo.

“Vou solicitar [ao Governo] que cumpra aquilo que sempre assumiu. Comprometeram-se a fazer” a obra, portanto, “qual é a dúvida? Vão cumprir, seja qual for o Governo, vai cumprir, disse à agência Lusa a presidente do município, Fermelinda Carvalho.

Para ‘acelerar’ o processo, a câmara aprovou, por unanimidade, na sua mais recente reunião, o lançamento do concurso público para a empreitada de expansão da zona industrial, onde está previsto ‘nascer’ o novo Centro de Formação da GNR.

A ampliação, que implica um investimento de três milhões de euros, comparticipado em 85% por fundos comunitários, além de criar as infraestruturas para albergar o centro de formação, vai também acolher o Comando Distrital de Portalegre da GNR e um total de 16 lotes de terreno para empresas que aí se queiram instalar.

A autarca recordou que, desde 2018, existe um “acordo entre o município e o Ministério da Administração Interna (MAI)”, responsável pela obra do novo centro da Guarda, cabendo a cada uma destas entidades “cumprir a sua parte” neste projeto.

“A câmara comprometeu-se a ceder um terreno devidamente infraestruturado, com água, esgotos, eletricidade, um terreno preparado, e é isso que estamos a tratar agora”, assumiu.

Fermelinda Carvalho explicou que o concurso público para a empreitada de expansão da zona industrial só agora vai ser lançado porque há “disponibilidade financeira” por parte da autarquia para o efeito.

“É uma obra muito prioritária para Portalegre” e “era algo que tinha de ser feito este ano”, acrescentou.

O MAI, frisou, “já tem todos os dados referentes a este lote, portanto, já poderia ter avançado com o trabalho” relativo à elaboração do projeto de arquitetura da escola, mas “ainda não o fez”.

No dia 28 de janeiro de 2020, o então ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, anunciou naquela cidade alentejana que seria lançado “em breve” o concurso para o projeto de execução do novo Centro de Formação da GNR em Portalegre, num investimento previsto de 20 milhões de euros.

As novas instalações do centro de formação estão previstas surgir num terreno com 28 hectares, na zona industrial da cidade.

O atual Centro de Formação da GNR em Portalegre está instalado no Convento de São Bernardo, ao abrigo de um protocolo de cedência entre os ministérios da Defesa e da Administração Interna.

C/Lusa