Imprimir esta página

Borba

Ass. Montes Claros, em Borba, "irá ter um tuk-tuk para ajudar os idosos a irem ao centro de saúde ou a outros serviços públicos", diz técnica da ass. (c/som e fotos)

Reportagens 14 Fev. 2020

Decorreu esta sexta feira, 14 de fevereiro, a visita do diretor da Segurança Social do distrito de Évora ao concelho de Borba, onde visitou as diferentes instituições de cariz do social.

A visita passou pelas instalações da Associação de Desenvolvimento Montes Claros, onde José Domingos Ramalho, diretor da Segurança Social do distrito de Évora, tomou conhecimentos das atividades e programas da Associação.

A Rádio Campanário esteve presente e falou com Sandra Caeiro, técnica da Associação Montes Claros que começa por destacar “a importância da visita”, como forma de “dar a conhecer todas as funcionalidades da Associação de Desenvolvimento Montes Claros”.

A responsável refere ainda que “estamos a divulgar um novo programa que queremos que se inicie o mais rápido possível, que é o CLDS”, acrescentando que “o programa tem 3 grandes eixos, emprego, família e social, respetivamente”.

“Os nossos idosos não têm muitas capacidades ao nível da informática e hoje até para marcar uma simples consulta é necessário um computador com internet”
Sandra Caeiro

Convidada pela RC a explicar um pouco mais sobre estes três eixos, Sandra Caeiro refere que “no eixo do emprego vamos trabalhar com desempregados, pondo em prática as medidas ativas de emprego”, por seu lado “no eixo familiar vamos trabalhar com as famílias, essencialmente em termos de rendimentos e gestão de conflitos”, e por fim “no terceiro eixo vamos trabalhar com os idosos, principalmente ao nível das novas tecnologias, uma vez que a nossa população não tem muitas capacidades na área”.

Sandra Caeiro refere ainda que a Associação pensa “em ter um tuk-tuk pelo concelho de Borba, que irá apanhar os idosos e levá-los aos locais onde têm assuntos a tratar, como por exemplo o centro de saúde ou a conservatória”.