Vila Vicosa

Bênção dos Capacetes deixa Bombeiros do Distrito de Évora “com a alma cheia para conseguir enfrentar as tarefas e dificuldades que ai vêm” (c/som e fotos)

Publicado em Reportagens 11 maio, 2019

O Santuário de Nossa Senhora da Conceição em Vila Viçosa recebeu no passado sábado, dia 11 de maio, a “Bênção dos Capacetes” dos Bombeiros do distrito de Évora, presidida pelo Padre Francisco Couto, Capelão dos Bombeiros Voluntários de Vila Viçosa.

A cerimónia marcou o arranque das celebrações da “Semana Distrital do Bombeiro”, através do qual a Federação de Bombeiros do Distrito de Évora procura “mostrar à comunidade o que fazem e quem são os nossos bombeiros” e promover “o convívio numa fase ‘pré-campanha-dos-fogos’”, disse à Rádio Campanário o presidente da Federação Inácio Esperança.

Nesse sentido, o responsável relembra que se segue uma época do ano onde os bombeiros “são chamados para muitas e arriscadas atividades” para as quais é necessário estar “com a alma cheia para conseguir enfrentar as tarefas e dificuldades que ai veem”, acrescentou.

No entanto Inácio Esperança não esquece que para além dos incêndios rurais, “que muito exigem dos corpos de bombeiros e das suas associações”, as corporações prestam “socorro às populações na área da saúde, necessidades sociais e nos fogos industriais e urbanos”.

Questionados sobre a componente motivacional proporcionada pelo ato ali celebrado, o presidente da Federação reconhece que a cerimónia tem como principal função que o bombeiro “sinta que desempenha uma atividade que é querida à população, que são uteis e que as pessoas gostam deles”.

Também à RC o comandante dos Bombeiros Voluntários de Vila Viçosa, Nuno Pinheiro, sublinha que neste dia os bombeiros “sentem a confiança de Nossa Senhora e dá-lhes fé para a época que ai vem” e garante que se sentem “um pouco mais protegidos”.

Sendo uma cerimónia realizada antes do verão, Nuno Pinheiro relembra que “este ano é como os outros” e embora esteja a decorrer sem grande alteração reconhece que as corporações desejam que “haja menos incêndios”, e garante que estão preparados e “com esta proteção dá-nos mais confiança para podermos ajudar os outros”.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Maio 2019 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31