14.8 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Março 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Convívio de coros visou a valorização do “património de Vila Viçosa, através da música”, afirmou Manuel Talhinhas (c/som e fotos)

No passado sábado, dia 27 de maio, o Cine-Teatro Florbela Espanca, em Vila Viçosa, recebeu o segundo encontro entre o Coro da Universidade Sénior, de Vila Viçosa e o de Coros de Pais da Escola Alemã, de Lisboa.

Iniciando-se com a atuação do grupo calipolense, seguida pela atuação do coro visitante, o convívio terminou com uma atuação conjunta e improvisada, protagonizando alguns temas alentejanos, como a “Rama” e a “Marcha de Vila Viçosa”.

Manuel Talhinhas, integrante do Coro de Pais da Escola Alemã e impulsionador do evento, falou à Rádio Campanário da iniciativa, que teve o apoio do município, “cedendo as instalações e o piano”.

Ao longo da sua atuação, o grupo apresentou um reportório variado, com raízes alemãs, inglesas e africanas.

Passando o dia em Vila Viçosa e à semelhança do ano anterior, o grupo visitou o núcleo histórico calipolense. Num percurso intitulado Vila Viçosa Renascentista, revisitaram “Vila Viçosa intervencionada pelo Estado Novo”.

Manuel Talhinhas declara que a iniciativa pretende “valorizar o património de Vila Viçosa através da música”, das visitas a locais históricos, e através do contacto com as suas gentes, nomeadamente o coro da Universidade Sénior.

José Rosa, mestre do Coro da Universidade Sénior Padre Joaquim Espanca, diz à RC que o coro visitante gosta “de certas coisas alentejanas, do toque Alentejano, de certas canções”.

Avança ainda que o Coro de Pais da Escola Alemã gosta de visitar o património calipolense, e que pretendia “que este convívio tivesse sido realizado numa igreja”, mas a inadequação do reportório ao espaço, levou o coro local a desconsiderar a ideia.

Apesar da formação do grupo liderado por José Rosa, se basear no entretenimento e ocupação de idosos, e não numa atividade profissional, como nos explica o mestre, afirma que “vamos fazendo alguma coisa de jeito, embora com muito trabalho”.

Ana Rocha, Vereadora da Câmara Municipal de Vila Viçosa, falou à Rádio Campanário sobre o encontro realizado, pelo segundo ano consecutivo, entre os dois coros.

Explica que os elementos do Coro de Pais da Escola Alemã, “visitam Vila Viçosa, visitam os seus monumentos”, integrando na sua visita um encontro com o Coro da Universidade Sénior Padre Joaquim Espanca.

Realça que foi “tudo organizado e impulsionado pelo Professor Manuel Talhinhas”, um avô da Escola Alemã, “com raízes em Vila Viçosa”, tendo a Câmara Municipal apoiado, através da cedência de espaço.

 

{gallery}vv_encontro_coros_maio17{/gallery}

Populares