14.8 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Março 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Fundos do Alentejo 2020 “são importantíssimos para que as empresas possam vingar em Sines e na região”, diz gestor do Tecnopolo (c/som e fotos)

A RC acompanhou esta quarta-feira (17 de julho), a iniciativa Alentejo Entrepreneurship Safari, que visitou vários locais da região, como incubadoras de empresas e núcleos empresariais. Depois de Évora e Montemor-o-Novo, a iniciativa visitou o Sines Tecnopolo, onde falou com o gestor Joel Gomes.

Em declarações a esta estação emissora, o técnico afirma que em “em termos de instalações” o equipamento tem “lotação esgotada” e “alguns projetos a aguardar entrada”.

Resultante de uma “vontade do Município, da Universidade de Évora, da Universidade do Algarve, dos politécnicos e das empresas de Sines” visa “dar resposta aquilo que é o mercado de Sines”.

Os projetos apoiados relacionam-se “com a realidade e o mercado de Sines, que é ancorado nas grandes empresas”, desenvolvendo “empresas de serviços, para prestarem às grandes empresas”.

“Muito investimento está programado para Sines para os próximos anos”
Joel Gomes

 

O técnico aponta que “quando a economia está a crescer, também aparecem novos projetos na área do empreendedorismo”, sendo que “o Porto de Sines está num movimento crescente em termos da sua dinâmica”.

Considerando o desenvolvimento do Porto de Sines e das empresas da cidade, afirma que já foi apresentada candidatura “para ampliação de espaços em termos da incubadora”, sendo ainda uma aposta da infraestrutura a “especialização da economia do mar para dar resposta aos projetos que estão a aparecer”.

Questionado sobre a importância dos fundos, afirma que “para as incubadoras é fundamental a existência de mecanismos financeiros públicos e da União Europeia para garantir a sua sustentabilidade”, uma vez que “só por si, a incubadora não é sustentável a curto prazo”.

Os Fundos do Alentejo 2020 “são importantíssimos para que as empresas que estão aqui a criar empregos e transferência de conhecimento para as empresas, possam vingar em Sines e na região Alentejo”.

{gallery}Sines_incubadora{/gallery}

Populares