22.6 C
Vila Viçosa
Quarta-feira, Abril 24, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Inagurada Feira da Luz/Expomor, “das maiores exposições de agropecuária do país”, diz autarca de Montemor-o-Novo (c/som e fotos)

Entre os dias 29 de agosto e 3 de setembro, decorre em Montemor-o-Novo, o certame Feira da Luz/ Expomor 2018, visando a promoção das atividades económicas, culturais, desportivas e socioeducativas, do concelho e da região, contando com vários espetáculos de animação musical.

A Campanário esteve presente na cerimónia de inauguração que decorreu esta quarta-feira, 29 de agosto, onde Joaquim Capoulas, presidente da APORMOR (Associação de Produtores de Bovinos, Ovinos e Caprinos da Região de Montemor-o-Novo), afirmou a esta estação emissora que “o desenvolvimento económico do nosso concelho tem que ser nas atividades do mundo rural” ligadas ao montado.

A APORMOR é promotora da EXPOMOR, onde se encontram em exposição mais de 1000 animais de “todas as raças representativas do país”, com destaque para a Raça Bovina do Ano – a Mertolenga. O aumento dos animais em exposição, aponta, “é um sinal do desenvolvimento que a atividade está a ter”.

Sendo esperadas algumas transações económicas, aponta a Expomor mais como “uma mostra […] daquilo que fazemos a longo do ano”.

À Campanário, António Pinetra, presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, afirma que a Feira da Luz “é uma data histórica, com grandes tradições”.

Aliada à Expomor, o evento tem vindo a melhorar “de ano para ano”, atraindo cada vez mais visitantes.

O autarca defende este como “um dos principais certames do tipo aqui na região” e “uma das maiores exposições de agropecuária do país”, “senão a maior”.

A presente edição conta com algumas alterações a nível de espaço, nomeadamente na Expomor, para acomodar o número crescente de animais que este ano ascende ao milhar.

Deputado do PSD, António Costa da Silva, descreve o certame como “um dos eventos importantes” do distrito e “que merece ser valorizado”.

Nele encontram-se “representados setores económicos muito importantes da região” que surgem como clara aposta do município.

Para além da agropecuária, estes são, por exemplo, o turismo, restauração ou o património.

Carlos Pinto Sá, presidente da Câmara Municipal de Évora, em declarações à Campanário, aponta a Feira da Luz/Expomor, como “um dos grandes eventos da região”.

Sendo presença habitual no certame ao longo dos anos, Évora surge desta forma a apoiar “o município vizinho”.

 

{gallery}montemor_inauguracao_expomor_18{/gallery}

Populares