16.5 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Abril 26, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Inaugurada exposição “Estremoz – 90 anos de cidade”. “É uma pequena mostra do que era antes Estremoz e do que é agora”, diz Nuno Rato (c/som e fotos)

O Posto de Turismo de Estremoz, vai acolher até ao próximo dia 2 de outubro a exposição “Estremoz – 90 anos de cidade”.

A cerimónia de inauguração aconteceu no passado dia 3 de setembro pelas 11h00.

Esta exposição tem como objetivo dar a conhecer a evolução de Estremoz ao longo dos últimos noventa anos, nas mais diversas áreas de atividade, desde que foi elevada à categoria de cidade, a 31 de agosto de 1926.

A ideia de elevar Estremoz ao nobre estatuto de cidade remonta desde a época de D. Afonso III, tendo o mesmo acontecido nos reinados de D. Sebastião, D. Pedro III e D. Pedro V, mas tal só acabaria por suceder em 1926, por ação do deputado Dr. Santos Garcia, que apresentou no parlamento um projeto de lei que daria a Estremoz a distinção de Cidade.

Têm sido 90 anos de crescimento e hoje Estremoz é reconhecida como uma cidade dotada de encantos, procurada por muitas pessoas por possuir atrativos para aqui viver e investir, bem como para visitar, como o atestam milhares de turistas anualmente.

A Rádio Campanário esteve presente no momento inaugural da exposição e falou com Nuno Rato, presidente da Assembleia Municipal de Estremoz que salientou que a cidade se tem desenvolvido, não é mais a cidade que existia quando ele nasceu, “e a minha paixão por esta terra é exacerbada e significativa”.

Nuno Rato expressa que “Estremoz evoluiu bastante, e onde se consolida e se consegue ver, tem sido na parte da urbanização, nos novos bairros, no aumento da população, na construção da zona industrial e estabelecimento de pequenas e médias empresas”.

“Para mim, Estremoz está a caminhar no bom sentido, está-se a projetar em termos nacionais”, destaca.

Questionado, Nuno Rato diz que a exposição agora inaugurada “é escassa porque havia tanta coisa para aqui colocarmos (…) esta é uma pequena mostra do que era antes Estremoz e do que é agora”.

  

 

Populares