17 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Abril 23, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Livro ‘Lendas Alentejanas’ pretende “salvaguardar um dos legados que nos foi deixado pelos nossos antepassados”, diz autor (c/som e fotos)

Decorreu esta quinta feira, 24 de outubro, no Castelo de Elvas, a apresentação do livro ‘Lendas Alentejanas’, com textos de Fernando Santos Graça e ilustrações de Ricardo Inácio, numa edição da Arandis Editora que integra o levantamento de 47 lendas, uma de cada concelho da região Alentejo. 

 

A Rádio Campanário esteve presente na apresentação da obra e falou com o autor. 

 

Fernando Santos Graça, começa por explicar aos nossos microfones que este trabalho “iniciou-se no Algarve em 2016, onde lançámos a obra Lendas Algarvias”. Tendo em conta que esse livro “teve grande sucesso, quisemos alargar os nossos horizontes e decidimos ultrapassar as fronteiras do Algarve e viemos para o Alentejo”. 

 

Fernando Santos Graça refere que na edição referente ao Alentejo “contamos com o apoio da Direção Regional de Cultura do Alentejo, da CIMAC e da Turismo do Alentejo”. 

 

Os jovens hoje em dia não têm tempo para ler, e as novas tecnologias estão a colocar os livros no esquecimento” 
Fernando Santos Graça

 

O livro contem 47 lendas “uma de cada concelho do Alentejo, ou seja, pretendemos representar a região em todos os seus municípios”, declara. 

 

Para o autor, esta obra pretende “salvaguardar um dos legados que nos foi deixado pelos nossos antepassados”, acrescentando que “o Alentejo é fértil nesta matéria das lendas, sobretudo das mouras e dos mouros, dos encantamentos”. 

 

O livro é composto por textos da sua autoria que “vão acompanhados de ilustrações do artista plástico Ricardo Inácio, que conferem ao livro um cunho mais recreativo”. 

 

Fernando Santos Graça considera que o livro “é direcionado para todas as camadas etárias, desde os mais pequenos até aos seniores”, explicando ainda que “procurei resumir lendas romanceadas, de maneira a que os leitores possam ler de uma forma fácil, simples e objetiva”. 

 

O autor manifesta ainda o seu desejo para “todas as autarquias possam adquirir o livro, dotando as suas bibliotecas municipais e escolares com esta obra”. 

 

 

 

 

{gallery}elvas_livrolendasalentejanas_2019{/gallery}

Populares