9.3 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Março 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

No 1º dia do Exercício da Proteção Civil, a coordenação entre os operacionais e a Comissão Municipal “tem sido excelente”, diz Nuno Pinheiro (c/som)

Começou hoje um dos maiores exercícios operacionais da Proteção Civil, a nível nacional, coordenado pelo Comando Distrital da Proteção Civil de Évora e envolvendo os Municípios de Alandroal, Borba, Estremoz, Redondo e Vila Viçosa. Esta simulação começou com um incêndio florestal na Serra d’Ossa e prosseguirá com diferentes situações a serem trabalhadas em cada concelho.

Hoje, em Vila Viçosa, foi simulado um exercício em sala (CPX), no Quartel dos Bombeiros Voluntários, onde estiveram presentes todas as entidades da Comissão Municipal de Emergência e Proteção Civil, presidida pela Câmara Municipal.

Em declarações à Rádio Campanário, Luís Nascimento, vereador da Câmara Municipal de Vila Viçosa, diz que “o exercício designado como «Serra D’Ossa 2018», que tem como objetivo procurar encontrar quais são os prós e os contras do Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil que está em vigor em Vila Viçosa”, onde estão envolvidos também os municípios de Alandroal, Borba, Estremoz e Redondo. Sendo “a primeira vez que isto se faz em termos nacionais”.

“Aquilo que está a acontecer neste momento é um teste ao funcionamento da Comissão Municipal de Emergência e Proteção Civil”, no sentido de “verificar quais são os passos que têm de ser dados em função das ocorrências que vão sendo injetadas à comissão municipal”, cujas entidades “têm estado a dar a resposta que julgamos ser necessária para atingir os objetivos que pretendemos”, explicou o vereador.

Algumas das ocorrências testadas durante a operação desta tarde, passam por casos como “avaria de veículos, alojamento de desalojados por via do incêndio, o abastecimento de águas operacionais”, enumerou, onde “cada um tem a sua missão e até agora não encontrámos grande dificuldade em coordenar estas operações e a responder às solicitações que têm sido feitas”.

Sobre o desenvolvimento de uma situação real, o vereador da CMVV, Luís Nascimento, disse que “as respostas encontradas são aquelas que se adequam a cada uma das situações e que em caso real seriam também, de facto, despoletados esses meios humanos e materiais para resolver essas situações”.

Em termos operacionais, só no dia de hoje, estiveram envolvidos cerca de 190 operacionais, com 56 veículos, em formato CPX (Command Post Exercise), ou seja, sem o envolvimento real de meios, mas em que todos as entidades participantes procuram atuar como se estivessem a lidar com situações reais. Pelo que, todas as ocorrências surgem na linha do tempo através de envelope.

Sobre o rescaldo de hoje, o Comandante dos Bombeiros Voluntários de Vila Viçosa, Nuno Pinheiro, declara que “as situações até à data têm sido resolvidas”. Contudo, amanhã “temos a situação real, ou seja, são os operacionais que já estão no terreno que vão injetar, via rádio, via de comunicação SIRESP ou ROB”, explica.

Apesar disso, o Comandante acredita que “numa situação real todos nós falhamos, não há ninguém que não falhe”, isto porque “temos a adrenalina de todos nós”, assim como “a pressão das pessoas, a pressão dos jornalistas, a pressão de tudo”, poderá conduzir a falhas. Ainda assim, acredita que, após este exercício “pioneiro a nível nacional”, tanto as corporações como as diversas entidades envolvidas, “teremos mais à vontade para resolver qualquer tipo de operação que nos possa acontecer”, afirma.

Ainda sobre o nível de coordenação existente entre as corporações e a Comissão Municipal de Emergência e Proteção Civil, Nuno Pinheiro diz que “tem sido excelente”, afirmando que “a Comissão, bem formatada, conforme está, tem dado resposta a tudo e tem sido essencial para isso mesmo, para que numa situação de realidade, tanto para a Comissão como para nós operacionais”.

Da Comissão Municipal de Emergência e Proteção Civil fazem ainda parte as diferentes Juntas de Freguesia do concelho, o Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa, o Agrupamento de Escuteiros 639 de Vila Viçosa, a Autoridade Municipal de Proteção Civil , o Coordenador imediato de Saúde do Alentejo Central, o Hospital Distrital de Évora, o Centro de Saúde de Vila Viçosa, os Bombeiros Voluntários de Vila Viçosa, a delegação de Vila Viçosa da Cruz Vermelha Portuguesa, a EDP distribuição, a GNR do Destacamento de Reguengos de Monsaraz, a GNR do Posto Territorial de Vila Viçosa, o Instituto da Conservação da Natureza das Florestas, o Instituto da Segurança Social, o Regimento de Cavalaria 3, a Santa Casa da Misericórdia e a Casa Paroquial de N. Srª da Conceição.{gallery}vv_1diasimulacro18{/gallery}

Populares