Teve inicio na tarde desta sexta-feira, dia 30 de setembro, em Vila Viçosa, o VIII Seminário Nacional de Professores de Geografia, subordinado ao tema, “Território, Mármore e Património”.
A iniciativa do Centro de Estudos de Cultura, História, Artes e Património – Cechap, decorrerá ao longo de três dias, no auditório do Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa.
Os participantes no Seminário foram recebidos nos Paços do Concelho de Vila Viçosa, onde a Rádio Campanário esteve presente.
Em declarações a esta Estação Emissora, a presidente da Associação de Professores de Geografia, Emília Sande Lemos, referiu que “é com imenso agrado que estamos em Vila Viçosa, uma bonita vila do Alentejo Central e que tem do ponto de vista da geografia enormes potencialidades, é capital mundial do mármore, a exploração das rochas do subsolo português é um dos temas da geografia, atravessa a geografia e é sobretudo essa perspetiva que não é uma perspetiva afunilada, mas holística”, daí a escolha de Vila Viçosa para a realização do VIII Seminário Nacional de Professores de Geografia.
Instada para do ponto de vista geográfico analisar a região Alentejo, Emília Lemos diz que “é pena não termos um TGV, Évora estaria a meia hora de Lisboa e isso significaria que muita gente viveria em Évora e trabalharia em Lisboa, mas o Alentejo tem, desde a agricultura, à agropecuária, a extração do mármore, a paisagem, e a paisagem tem que ser do ponto de vista ético, estético e funcional, a extraordinária abertura, o cantar alentejano, a maneira de receber, é uma região excecional”.
Paulo Barral, presidente da Assembleia Geral do Centro de Estudos, Cultura, História e Património (CECHAP), expressou que Vila Viçosa é uma excelente escola para a realização dos Seminário porque “Vila Viçosa é um centro extremamente importante do Alentejo Central, e curiosamente muito estudado por iminentes professores de Geografia”.
Questionado sobre o que se pretende com este seminário, diz que “é uma ação de formação com créditos para os professores e visa criar uma base de conhecimento que importa bastante para as respetivas carreiras de docentes do ensino médio”.
O Vice-presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, Luís Nascimento salienta que a Câmara Municipal aderiu à iniciativa a convite da Associação de Professores de Geografia e do Cechap “porque consideramos que trazer a Vila Viçosa um Seminário com carater nacional, com professores de Geografia, pessoas que estudam o nosso território, ficarão agora com maiores potencialidades para poder divulgar este território que é Vila Viçosa”.
Acrescenta que “esta iniciativa se enquadra perfeitamente, pelo título que tem, que é Território, Mármore e Património, nos desígnios da Câmara Municipal, nomeadamente na sua candidatura e na inscrição da Lista Indicativa aos Bens Portugueses de Património Mundial da Unesco”.
12 Ago. 2022 Regional
12 Ago. 2022 Regional
12 Ago. 2022 Regional
12 Ago. 2022 Regional
12 Ago. 2022 Regional