13 Ago. 2022
Augusta Serrano;
Firmamento da Noite
00:00-04:00

Vila Viçosa: VIII Seminário Nacional de Professores de Geografia acolheu uma centena de participantes para debaterem “Território, Mármore e Património” (c/som e fotos)

Reportagens Escrito por  01 Out. 2016

Teve inicio na tarde desta sexta-feira, dia 30 de setembro, em Vila Viçosa, o VIII Seminário Nacional de Professores de Geografia, subordinado ao tema, “Território, Mármore e Património”.

A iniciativa do Centro de Estudos de Cultura, História, Artes e Património – Cechap, decorrerá ao longo de três dias, no auditório do Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa.

Os participantes no Seminário foram recebidos nos Paços do Concelho de Vila Viçosa, onde a Rádio Campanário esteve presente.

Em declarações a esta Estação Emissora, a presidente da Associação de Professores de Geografia, Emília Sande Lemos, referiu que “é com imenso agrado que estamos em Vila Viçosa, uma bonita vila do Alentejo Central e que tem do ponto de vista da geografia enormes potencialidades, é capital mundial do mármore, a exploração das rochas do subsolo português é um dos temas da geografia, atravessa a geografia e é sobretudo essa perspetiva que não é uma perspetiva afunilada, mas holística”, daí a escolha de Vila Viçosa para a realização do VIII Seminário Nacional de Professores de Geografia.

Instada para do ponto de vista geográfico analisar a região Alentejo, Emília Lemos diz que “é pena não termos um TGV, Évora estaria a meia hora de Lisboa e isso significaria que muita gente viveria em Évora e trabalharia em Lisboa, mas o Alentejo tem, desde a agricultura, à agropecuária, a extração do mármore, a paisagem, e a paisagem tem que ser do ponto de vista ético, estético e funcional, a extraordinária abertura, o cantar alentejano, a maneira de receber, é uma região excecional”.

Paulo Barral, presidente da Assembleia Geral do Centro de Estudos, Cultura, História e Património (CECHAP), expressou que Vila Viçosa é uma excelente escola para a realização dos Seminário porque “Vila Viçosa é um centro extremamente importante do Alentejo Central, e curiosamente muito estudado por iminentes professores de Geografia”.

Questionado sobre o que se pretende com este seminário, diz que “é uma ação de formação com créditos para os professores e visa criar uma base de conhecimento que importa bastante para as respetivas carreiras de docentes do ensino médio”.

O Vice-presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, Luís Nascimento salienta que a Câmara Municipal aderiu à iniciativa a convite da Associação de Professores de Geografia e do Cechap “porque consideramos que trazer a Vila Viçosa um Seminário com carater nacional, com professores de Geografia, pessoas que estudam o nosso território, ficarão agora com maiores potencialidades para poder divulgar este território que é Vila Viçosa”.

Acrescenta que “esta iniciativa se enquadra perfeitamente, pelo título que tem, que é Território, Mármore e Património, nos desígnios da Câmara Municipal, nomeadamente na sua candidatura e na inscrição da Lista Indicativa aos Bens Portugueses de Património Mundial da Unesco”.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Agosto 2022 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31