Há mais de um ano que os Bombeiros de Portel foram chamados a uma ocorrência, deslocaram uma ambulância e acabaram com dois operacionais agredidos e com a âmbulância furtada pelo agressor que, posteriormente, se despistou. Um ano depois, a corporação de Portel continua sem a ambulância do INEM.
A informação é avançada, hoje, pelo Lidador Notícias que dá conta que “ao longo de um ano, o INEM ignorou os alertas do comando dos BVP para a necessidade de substituição da viatura e só hoje, depois do comandante Bruno Louro ter vindo para as redes sociais quebrar o silêncio a situação conheceu finalmente uma decisão“.
A solução parece estar à vista, de acordo com o Lidador Notícias, que depois de questionar o Gabinete de Comunicação do INEM, recebeu a informação de que a “entrada recente ao serviço de 45 novas ambulâncias” permite “ceder uma ambulância de substituição aos BVPortel, o que acontecerá até ao final desta semana”, justificaram. Segundo apurou o LN junto de fonte dos bombeiros, a viatura “não é nova, é um veículo usado e sem equipamento, temos que adaptar o da outra se é que tem adaptação“, concluíram.
Em declarações ao LN, o comandante dos bombeiros de Portel não foi meigo nos comentários e referiu que “tenho-me mantido em silêncio, mas com uma enorme revolta dentro de mim“, tendo Bruno Louro ‘virado as mangueiras’ para o INEM e para o Ministério Público acusando-os de “os operacionais sofreram danos físicos e psicológicos e até hoje ninguém mais se preocupou, nem Ministério Público nem INEM. É lamentável“, concluiu.
Recorde-se que no dia 24 de julho de 2021 um indivíduo, de 27 anos, natural de Cantanhede, distrito de Coimbra e residente em Cascais, que participava numa festa ilegal (rave) onde estavam cerca de 300 pessoas, pretensamente, teria caído e apresentaria suspeitas da fratura de um membro superior. O alerta foi dado ao CODU que acionou a ambulância do INEM sediado nos Bombeiros Voluntários de Portel (BVP).
Já em viagem e quando o tripulante assistia o doente, este tornou-se agressivo sacou de um objeto cortante e atingiu o bombeiros na zona das costelas, o que levou a que o condutor tivesse parado a ambulância. Ato contínuo o “ferido” agrediu o condutor, entrou no habitáculo e fugiu com a viatura. Do Monte das Taipas, o condutor dirigiu-se a Portel, entrou no IP2 em direção a Vidigueira/ Beja, mas na saída do Mendro/Oriola saiu e entrou numa estrada municipal em direção a Monte de Trigo (a norte de Portel) acabando por se despistar num local conhecido como Atalaia, a 15 quilómetros do local onde furtou a viatura.
Depois de detido o homem foi conduzido ao Hospital do Espirito Santo, em Évora, onde foi assistido ficando nas instalações da GNR de Évora às ordens desta instituição, tendo sido presente a um Juiz de Instrução Criminal, ficando em liberdade, com apresentações semanais no posto/ esquadra da área da residência.