O Cineteatro de Mourão viu ontem uma nova luz, reaberto após significativas obras de requalificação. O projeto, que importou em mais de 740 mil euros em investimentos, beneficiou do apoio financeiro da União Europeia, marcando um momento de renovação cultural para Mourão.
A inauguração foi presidida pelo Presidente da Câmara Municipal, Dr. João Fortes, que em entrevista à Rádio Campanário destacou: “Este projeto, concebido originalmente em 1996 e sujeito a várias adaptações ao longo dos anos, que finalmente se concretizaram agora num espaço que reflete a dedicação e a identidade da nossa comunidade”, revelou o presidente. Com evidente satisfação, Dr. Fortes renomeou o espaço como Casa da Cultura, refletindo a sua importância como um refúgio para as expressões artísticas e culturais dos mouranenses.
Na cerimónia de inauguração, destacaram-se os artistas da terra através do Grupo Teatro “Tit’res no Largo da Fêra” e ainda a participação dos “Al-Canti” , evidenciando o espírito comunitário que anima este renovado espaço cultural. “Após enfrentarmos inúmeros desafios e correções técnicas, celebramos hoje a concretização deste projeto, um testemunho do nosso compromisso com a cultura e a população de Mourão”, acrescentou.
A reabilitação transformou completamente o edifício, anteriormente um salão multiusos que acolheu diversos eventos, incluindo casamentos, e era informalmente conhecido como Marco Paulo, numa alusão ao famoso cantor da terra. “O edifício foi praticamente demolido e reconstruído, agora com uma nova cobertura e adaptado às necessidades atuais, garantindo qualidade e longevidade da obra”, explicou o presidente, expressando confiança na durabilidade do projeto.
Este momento marca uma nova era para a cultura em Mourão, com a Casa da Cultura a emergir não só como um símbolo de resiliência e inovação, mas também como um palco acolhedor para a arte, a tradição e a expressão de Mourão.