A Câmara Municipal de Elvas comemora os 355 anos da Batalha das Linhas de Elvas que arrancaram a 7 de janeiro e se prolongam por todo o mês de janeiro.
O município de Elvas volta a assinalar esta data marcante para a cidade e soberania nacional em 1659, sendo que as comemorações tiveram início a 9 de janeiro, no Museu Miliar do Forte de Santa Luzia com a iniciativa “O 14 de Janeiro contado às crianças” que irá decorrer até 31 de janeiro, envolvidas nesta atividade estão cerca de 1000 alunos.
O Presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha, asseverou à Rádio Campanário, que a cidade vai assinalar o seu feriado municipal, esta terça-feira,14 de janeiro, com “as cerimónias já habituais mas que se perlongam durante todo o mês, um mês importantíssimo para a cidade” estas arrancam pelas 9:30 h, nos Paços do Concelho, com o hastear das bandeiras, seguindo-se meia hora depois a romagem ao Padrão comemorativo da Batalha das Linhas de Elvas e cerimónia de Homenagem aos Mortos, no Sítio dos Murtais, pelas 10:30h, no Cemitério ruma-se ao túmulo do General André de Albuquerque Riba-Fria. Às 11h decorrem as cerimónias militares e militarizadas, com alocuções por um oficial do Exército e pelo edil da cidade. O programa encerra com o concerto da Orquestra Ligeira do Exército, às 21:30h
{play}http://radiocampanario.com/sons/nuno%20mocinha%20comemoracoes.mp3{/play}
Neste dia assinalam aniversário o Centro Artístico Elvense e a Banda 14 de Janeiro. Assim, pelas 17 horas na sede do Centro Artístico Elvense (Grémio) decorrem as comemorações dos 136 anos da coletividade e pelas 19 horas a Banda 14 de Janeiro assinala o seu 59º Aniversário.
O mês de janeiro tem agendado o lançamento do livro “Elvas – Duas Décadas de Poder Local” no Cine-Teatro Municipal, no dia 26 a partir das 17 h, em cerimónia pública.