A Casa da Cidadania Salgueiro Maia, em Castelo de Vide, resultado do projeto da Câmara Municipal de Castelo de Vide e da Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo), foi ontem, dia 1 de julho, inaugurada, precisamente na data do aniversário de nascimento de Salgueiro Maia, que completaria 77 anos de idade.
A Casa da Cidadania Salgueiro Maia foi construída no Castelo da vila, património do Estado, e o projeto, entre outras valências, integra um núcleo museológico que homenageia o capitão de Abril. Salgueiro Maia, natural de Castelo de Vide, expressou duas vontades em testamento. Uma foi ser sepultado naquela vila, em campa rasa, e a outra foi deixar o seu espólio ao município para que fosse objeto de musealização.
Nesta cerimónia estiveram presentes diversas entidades, entre as quais Ana Paula Amendoeira, Diretora Regional de Cultura do Alentejo, com quem a Rádio Campanário falou em exclusivo.
“Hoje é um dia muito importante para castelo de Vide, para o Alentejo e para todo o país. É um orgulho poder estar presente e a Direção regional de Cultura do Alentejo participar neste projeto”, afirma a Diretora regional de Cultura do Alentejo, na Inauguração da Casa da Cidadania, que homenageia o Capitão Salgueiro Maia.
“A Casa resulta de uma parceria entre o Município de Castelo de Vide e a Direção regional de cultura do Alentejo, uma candidatura aos fundos comunitários”, acrescentando que é “um espaço na Vila de Castelo de Vide, mas que é de todos. Um património público, monumento nacional afeto à cultura nacional.”
Segundo Ana Paula Amendoeira, este espaço “decorre da vontade expressa de Salgueiro Maia que doou o seu espólio à vila de castelo de vide, de onde era natural, e hoje, quando completaria 77 anos de vida, estamos finalmente a cumprir o seu desejo, com todo o seu expólio, com peças absolutamente simbólicas da nossa história nacional como é o megafone do 25 de abril, e outros que apelam à visita desta casa da cidadania”,
Para finalizar refere que “a casa é também um espaço de promoção dos valores da liberdade, da cidadania, da cultura da cidadania e será um projeto dinâmico com muito interesse para as escolas e jovens que não sabem o que foi e o que é o 25 de abril na nossa história nacional, vendo Salgueiro Maia, como herói nacional.”