A União de Freguesias de Beja pretende valorizar e rentabilizar o património da Estação do Penedo Gordo, uma interface encerrada na Linha do Alentejo que servia a localidade de Penedo Gordo, no concelho de Beja.
De acordo com a informação avançada pela Junta de Freguesia na sua página oficial, a própria Junta contatou a IP – Infraestruras de Portugal com o objetivo de procurar sensibilizar esta entidade para a valorização e melhor aproveitamento do património ali existente.
Conforme refere, do conjunto de habitações regista-se a utilização de 4 delas, duas na sequência nas cheias de 1997 e as restantes de situações diversas, permanecendo vazias 3 habitações anteriormente ocupadas por trabalhadores ferroviários.
Dos contactos já efetuados, refere a Autarquia, foi transmitida a disponibilidade para uma melhor rentabilização desse património sendo transmitida a necessidade de uma reunião com o Municipio para clarificação de outras situações.
Na sequência da resposta da IP à Junta de Freguesia, foi solicitada à Câmara o agendamento do assunto para uma reunião que espera venha a ser realizada até final do mês de janeiro.