Abriu portas esta sexta-feira, 9 de Junho, a Unidade de Acão Social de Évora. Gerido pela UNITATE, a Associação de Desenvolvimento da Economia Social, trata-se de um espaço para abranger toda a comunidade na causa da solidariedade, com enfâse para a população idosa.
Tiago Abalroado, Presidente da UNITATE , disse á Rádio Campanário que a inauguração serve para “assinalar este momento de viragem”, mencionando que a Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Évora (ARPIE) teve que ser integrada na UNITATE “por força das dificuldades”.
O espaço “foi objeto de grandes obras” e de “melhoria significativa nas condições”, e o caminho passa por “dar continuidade aquilo que vinha sendo já o trabalho da ARPIE”, refere Tiago Abalroado.
Em seguimento daquilo que a ARPIE vinha a desenvolver, o trabalho a desenvolver será “numa perspetiva de abertura á comunidade da cidade”, promovendo “a convergência entre gerações” e “o colocar de saberes, a render”.
Segundo Tiago Abalroado é um espaço de “porta aberta”, dirigido “a todas as faixas etárias” e a adesão verificada na abertura “reflete o bom trabalho que vinha sendo desenvolvido”, destacando o Coro, que considera “um dos maiores coros da cidade de Évora”.
Sónia Ramos, diretora do Centro Distrital de Segurança Social de Évora, diz á RC que “esta resposta social já existia” e é “uma alteração na vida da instituição (…) que terá agora um novo projeto que vem na linha dos outros projetos implementados”.
Segundo a diretora, esta Unidade “contribuirá, seguramente, para um maior dinamismo”, e será “governada em rede” estabelecendo a ligação com outras instituições geridas pela UNITATE.
Na opinião de Sónia Ramos “é fundamental manter o corpo e a mente ocupadas”, referindo que “muitas vezes o isolamento não é só geográfico”.
{gallery}evora_Unidade_Acao_Social{/gallery}