A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, conforme informação disponibilizada na sua página oficial, inicia a Consulta de Follow-Up COVID-19, da responsabilidade do Serviço de Medicina Interna.
Segundo a mesma informação, trata-se de uma consulta multidisciplinar, contando com o importante apoio da Enfermagem de Reabilitação, da Medicina Física e Reabilitação e do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental, sempre que se justifique.
Pretende-se com esta iniciativa, acima de tudo, melhorar a qualidade de vida dos doentes após a doença Covid-19, visando a sua total recuperação, através da avaliação de sequelas (pulmonares ou a nível de outros órgãos e sistemas) e, assim, adequar as necessidades e os cuidados de saúde futuros.
Esta consulta, através deste seguimento médico, depois da doença destina-se a doentes (nos quais estão incluídos os profissionais de saúde) que estiveram internados com COVID-19 classificada clinicamente como moderada ou grave, e a doentes referenciados pelos Cuidados de Saúde Primários.
A avaliação desta necessidade de acompanhamento clínico inicia-se com uma consulta de pré-triagem realizada telefonicamente, durante a qual é avaliado o interesse do doente na consulta e permitirá aferir qualquer queixa ou sintoma potencialmente relacionado com a infeção a SARS-CoV-2. A data da consulta, a realizar em contexto hospitalar, será adequada em função desta primeira abordagem.