A Associação de Desenvolvimento da Economia Social (Unitate), promoveu no passado dia 14 de outubro, na Universidade Católica Portuguesa (UCP), o II Fórum Economia Social, subordinado ao tema "Economia Social-motor de concertação".
O Fórum contou com a intervenção do professor universitário, Américo Mendes, que abordou o tema “A Economia Social em Portugal”, tendo estado também presentes, vários deputados que refletiram sobre “Economia Social – Motor de concertação”.
Carlos Moura, Isabel Jonet e Diogo Simões Pereira participam na mesa redonda subordinada ao tema “O caminho da convergência estratégica” com que terminou a iniciativa.
À Rádio Campanário, o presidente da Unitate, Tiago Abalroado, fez um balanço muito positivo da iniciativa que “excedeu largamente as expetativas, quer ao nível da assistência, de participação do público, quer ao nível da excelência das intervenções dos oradores (…) as pessoas participaram, houve debate, e foi uma iniciativa de que nos orgulhamos muito de ter promovido”.
Instado se no II Fórum Economia Social, ficaram definidas ideias para uma economia mais concertada, Tiago Abalroado diz que não tem dúvidas, “houve um realce de todos os deputados que participaram, de todas as forças politicas, de que é importante termos uma economia social concertada e também foi realçada a importância da cooperação entre o Estado e as instituições de economia social e verificar que há por parte dos agentes políticos, uma boa visão para o setor, um espirito de cooperação, o que é fantástico e revela que estamos a caminhar para uma economia social mais forte”.
Tiago Abalroado avança que o próximo Fórum será na cidade do Porto entre o mês de setembro e outubro de 2017.
A Unitate- Associação de Desenvolvimento da Economia Social é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), de âmbito nacional, fundada em Outubro de 2013, inspirada nos princípios da Doutrina Social da Igreja, cujo principal objetivo passa pela promoção do desenvolvimento da Economia Social mediante a prossecução de atividades e ações com vista à capacitação das instituições sociais.