12 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Novembro 21, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

UNITATE vencedora dos prémios BPI: “Para nós é motivo de grande orgulho e reconhecimento pelo trabalho”, diz presidente (c/som e fotos)

A UNITATE (Associação de Desenvolvimento da Economia Social), instituição social sedeada em Vila Viçosa, venceu a edição de 2018 do prémio BPI Seniores cuja cerimónia decorreu esta segunda-feira, dia 1 de outubro, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

A RC acompanhou a entrega de prémios, onde foi premiado o vencedor e entregues 32 menções honrosas, de entre 33 candidaturas apuradas, sendo entregues um total de 750 mil euros, para apoior projetos de promoção da melhoria da qualidade de vida e do envelhecimento ativo e saudável de pessoas com mais de 65 anos. A iniciativa é desenvolvida em parceria com a Fundação La Caixa.

“Termos sido a instituição escolhida para nós é motivo de grande orgulho e reconhecimento pelo trabalho” desenvolvido, afirma Tiago Albarroado, presidente da direção da UNITATE, em declarações à Campanário.

 “É uma grande honra e reconhecimento pelo trabalho desenvolvido”

 

O prémio no valor de 49.925 euros atribuído ao projeto «Espaço Solidário para apoiar a comunidade» desta IPSS (instituição particular de solidariedade social), vai ser canalizado para este novo projeto na freguesia de Pardais, adianta o dirigente. Este consiste num “espaço solidário interconcelhio” de Vila Viçosa e Alandroal, que visa “promover a cooperação entre as populações daqueles territórios”, potenciando “o trabalho que já é desenvolvido”.

À RC, José Pena do Amaral, administrador do banco BPI, aponta que o objetivo destes prémios é “ajudar quem ajuda”, neste caso IPSS que apoiam idosos, pessoas portadoras de deficiência e pessoas com menos rendimentos.

O dirigente afirma que o valor atribuído “é pouco, apesar de ser muito, se olharmos para a necessidade de toda a gente”, isto porque os 33 projetos apurados resultaram de uma seleção de entre 400 candidaturas.

 “Sabemos que é pouco, apesar de ser muito, se olharmos para as necessidades de toda a gente”

 

Apesar de não ser membro, considera que os critérios que pesaram na atribuição do 1º prémio à UNITATE terão sido “a capacidade que a instituição tem de ser uma referência na região, a capacidade que teve de apoiar outras instituições que tiveram problemas […] a pluridisciplinaridade do projeto, o facto de estar numa região particularmente necessitada”.

Luís Nascimento, vice-presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, afirma ser uma “honra ter gente jovem com tanta capacidade a trabalhar para o nosso concelho”.

Atribuindo todo o mérito à UNITATE, aponta que “a câmara apoia as iniciativas de caráter social que são apresentadas”, neste caso, com a cedência das instalações, “que vão ser adaptadas para um centro de dia” e posteriormente, alargado a “um lar de idosos” de reduzidas dimensões.

 A UNITATE “está de parabéns em trazer este prémio para Vila Viçosa e para o nosso Alentejo”

 

O autarca afirma ter sentido “uma grande emoção, pela forma como foi apresentada a atividade desenvolvida pela UNITATE e que levou de facto a conseguir este primeiro prémio”.

Inácio Esperança, presidente da Junta de Freguesia de Pardais, diz a esta estação emissora que “houve um grupo de pessoas que entendeu que aquela freguesia que nada tinha, devia ter alguma coisa”.

  “Houve um grupo de pessoas que entendeu que aquela freguesia que nada tinha, devia ter alguma coisa”

 

Inácio Esperança afirma que “em boa hora convidámos a UNITATE e o Tiago para pegar naquilo”, congratulando o município pela cedência do espaço da antiga Escola Primária de Pardais, resultando num projeto que beneficia os habitantes não só de Pardais, mas de Vila Viçosa e Alandroal.

A UNITATE foi fundada em outubro de 2013, sob os princípios da Doutrina Social da Igreja, e vida capacitar as organizações da sociedade civil para o desenvolvimento da economia social em Portugal.

 

{gallery}premiobpi_set18{/gallery}

Populares